Bancada do PT no Senado lança série “Alerta Econômico”

Levantamento ‘Alerta’ acompanha as ações do governo federal e como essa agenda afeta a vida de milhões de brasileiros e brasileiras

Agência Brasil

Desemprego em alta afeta crescimento do PIB

As consequências para o país do desmonte promovido pelo governo federal passarão a ser divulgadas no levantamento ‘Alerta’. A iniciativa da Bancada do PT no Senado usa dados oficiais para mostrar como as ações do governo vêm afetando a vida de milhões de brasileiros.

Na primeira edição, o ‘Alerta’ mostra os efeitos no país da política econômica atual. O levantamento aponta, por exemplo, a elevação do desemprego e o crescimento das ocupações precárias e da extrema pobreza.

A partir de informações divulgadas por órgãos oficiais, o documento comprova que não há retomada consistente do crescimento econômico na gestão Temer: além do PIB per capita estar estagnado, o período é marcado pela redução da taxa de investimento e os juros ao consumidor estão estratosféricos com a diminuição do crédito.

O texto afirma ainda que a vida do povo piorou. “O governo cortou gastos em programas que diminuiriam os efeitos da crise. Concedeu reajustes ao salário mínimo abaixo da inflação e reduziu investimentos públicos. Menos domicílios estão recebendo o Bolsa Família, ao mesmo tempo em que o governo abriu mão de receitas ao perdoar dívidas dos mais ricos.”

O líder do PT no Senado, Lindbergh Farias (RJ), destacou que a edição traz informações demonstrando a “incompetência da atual gestão” e as consequências “nefastas” da atual política no emprego, na renda, nos juros e no crédito. “Nosso compromisso em defesa do desenvolvimento, da democracia e da justiça social se manifesta na denúncia das ações desse governo, que está destruindo as conquistas do povo brasileiro”, diz o senador.

Confira e compartilhe a primeira edição do ‘Alerta’:

Por PT no Senado

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast