Bancada do PT repudia crimes baseados em discurso de ódio

Em nota divulgada nesta segunda (2), o líder do PT na Câmara Carlos Zarattini repudia os recentes crimes ocorridos em Campinas e São Paulo

Site do PT

Nota oficial do Diretório Nacional do PT sobre os 100 dias do Governo Lula. Imagem: Site do PT

Em nota divulgada nesta segunda-feira (2), o líder do PT na Câmara, deputado Carlos Zarattini (PT-SP), repudia em nome da bancada petista os recentes crimes relacionados a preconceitos ocorridos em Campinas e São Paulo, “mas que se repetem cotidianamente, de forma mais ou menos grave, em qualquer cidade brasileira”.

No texto, Zarattini lembra que “o discurso de ódio disseminado por adeptos do pensamento fascista associado à extrema direita possui porta-vozes em todos os setores da sociedade: no Parlamento, em alguns fanáticos religiosos, nos meios de comunicação e em outras instituições”.

Leia a íntegra da nota.

NOTA OFICIAL – PT NA CÂMARA

Violência baseada em preconceito é consequência do discurso de ódio

Assim como o Brasil inteiro, a bancada do Partido dos Trabalhadores na Câmara dos Deputados ficou chocada diante da violência que resultou em 12 pessoas assassinadas na última noite de 2016, em Campinas (SP). Poucos dias antes, justamente na noite de Natal, o País também se comoveu frente ao assassinato de um ambulante que impediu a agressão de duas travestis numa estação do metrô paulistano.

A Bancada do PT repudia tais crimes, que simbolizam o perigo que representam para a sociedade o machismo, a misoginia, a homofobia e a intolerância em geral, amplamente expressados na carta que o assassino de Campinas deixou e que foi publicada pela imprensa.

Rejeitamos qualquer tipo de discriminação e preconceito, que são a base do discurso de ódio que alimenta a cultura de violência da qual resultam episódios como o de Campinas e o de São Paulo, mas que se repetem cotidianamente, de forma mais ou menos grave, em qualquer cidade brasileira.

O discurso de ódio disseminado por adeptos do pensamento fascista associado à extrema direita possui porta-vozes em todos os setores da sociedade: no Parlamento, em alguns fanáticos religiosos, nos meios de comunicação e em outras instituições. Os representantes desse tipo de pensamento também são responsáveis, portanto, pelos atos violentos que diariamente ceifam vidas e causam traumas a milhares de pessoas.

O combate efetivo a esse tipo de crime passa pelo amplo debate público a respeito de suas causas, assim como depende de ações firmes e políticas públicas do Estado que promovam o respeito à diversidade e coíbam a disseminação de discursos de ódio e práticas similares.

Esperamos que tragédias como estas não voltem a ocorrer no Brasil e que, ademais, a cultura de intolerância e violência a elas vinculada deixe de ser alimentada.

Brasília, DF, 2 de janeiro de 2017.

Deputado Carlos Zarattini (SP)

Líder do PT na Câmara

Dilma manifesta indignação

A presidenta eleita Dilma Rousseff manifestou indignação em relação à misoginia que envolve o crime bárbaro que vitimou 12 pessoas da mesma família, 9 delas mulheres, em Campinas. “É intolerável que o machismo encontre eco no pensamento conservador e justifique o feminicídio”, afirmou. Leia na íntegra:

A misoginia mata todos os dias. Matou Isamara Filier, uma criança, outras oito mulheres e três homens.

É intolerável que o machismo encontre eco no pensamento conservador e justifique o feminicídio.

O momento é de fortalecer a política de direitos humanos para defender as mulheres da cultura do ódio e da violência pelo único motivo de serem mulheres.

Devemos defender com firmeza a Lei Maria da Penha e fazer valer a Lei do Feminicídio para que a impunidade não seja mais escusa para novas mortes.

Da Redação da Agência PT de notícias