Banco de desenvolvimento dos Brics será inaugurado na Rússia

A instituição financeira tem o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes

A última etapa do processo de criação do Brics foi concluída nesta semana. O parlamento Chinês aprovou, na última quarta-feira (1º), a criação do Novo Banco de Desenvolvimento (NBD),  anunciado em julho de 2014. A sessão inaugural da instituição financeira formada por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, será na próxima terça-feira (7), em Moscou, na Rússia.

Para criação do novo banco, era necessária a aprovação por parte do parlamento de cada uma das nações integrantes. O Congresso Nacional brasileiro aprovou o projeto em junho deste ano, que tem o objetivo de financiar projetos de infraestrutura em países emergentes.

O Brasil poderá indicar o primeiro presidente do conselho de administração do banco. A Índia terá o direito de indicar o primeiro presidente da instituição financeira e a Rússia, o presidente do conselho de governadores. A China venceu a disputa para sediar a instituição, que ficará em Xangai. A África do Sul vai sediar o Centro Regional Africano do banco.

O BRICS terá um fundo de reserva de US$ 100 bilhões e deve entrar em funcionamento dentro de 30 dias. Segundo o Itamaraty, o banco contribuirá para promover a estabilidade financeira internacional e tem como objetivo prover recursos temporários aos membros do Brics que enfrentem pressões em seus balanços de pagamentos.

Em nota, o ministério afirma que a instituição também reforçará a confiança dos agentes econômicos e financeiros mundiais e mitigará o risco de contágio de eventuais choques que possam afetar as economias do agrupamento.

Entre os dias 8 e 9 de julho haverá uma reunião de cúpula, em Ufa, na Rússia, quando se discutirá, entre outros assuntos, a possibilidade do ingresso da Grécia no banco.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast