Benedito Hider: Precisamos nutrir forças contra a raiz do golpe

Precisamos parar e questionar o “patrão” se ele é capaz de executar a tarefa de, sozinho, girar a grande roda da economia nacional

Paulo Pinto/Agência PT
Tribuna de Debates do PT

23º Grito dos Excluídos em São Paulo

Estamos falando #NãoVaiTerGolpe há quase dois anos. E falando #ForaTemer há mais de um ano. Mas o golpe não só foi implantado, como já está sendo posto em prática nas suas políticas neoliberais devastadoras para os trabalhadores e a riqueza nacional. Tudo com o aval da quadrilha que se fez revelar integrada em um grande acordo nacional.

Não recuaram um passo. Não desfizeram nenhum dos atentados a Constituição, ao contrário, vêm a cada dia expandindo sua rede de maldades, aprofundando o golpe contra as políticas sociais e aumentando a exploração sobre a classe trabalhadora.

Então é hora de mudar o método. As grandes manifestações têm o problema de serem dispendiosas para o trabalhador e inofensivas aos objetivos dos golpistas. O fôlego da ‘sanguessuga’ é econômico, não dá pra “fazer de conta”, o mercado precisa sentir que vai perder.

As manifestações, como os atos políticos, são muito importantes. Eles tem um papel decisivo na pressão política aos parlamentares e ao executivo que arrendou o Brasil em parcelas milionárias ao Parlamento 70% corrupto. No entanto, falta ainda o Judiciário. Esse não sente nem cócegas nos seus poderes com esse tipo de manifestação com data marcada pra começar e acabar. Nem faz frente também às estruturas do mercado nacional/internacional (mercado financeiro). NUNCA um presidente foi tão exposto como autor de crimes hediondos contra o Bem Público e a Economia do país e NADA acontece, ele continua “presidente” do Brasil.

Precisamos parar indefinidamente. Parar, não porque é de acordo ou contra determinada tendência política, mas por ser brasileiro e querer o melhor para o país, para o nosso povo e para si mesmo. Parar para defender os valores do trabalho e dos trabalhadores, os valores de cada homem e mulher para um Brasil unido na nossa diversidade cultural.

Precisamos ter consciência de que somos nós que geramos essa riqueza que movimenta o grande capital nacional. Precisamos parar e questionar o “patrão” se ele é capaz de executar a tarefa de, sozinho, girar a grande roda da economia nacional? Impossível.

Impossível sem o trabalho do povo, impossível sem a solidez de direitos, sem o bem-estar social para fornecer os meios necessários de se viver com um pouco além do “dever cumprido” imposto pelo sistema. Não existe revolução com hora marcada! É uma explosão de povo:

Independência ou morte!

Por Benedito Hider Albuquerque,  professor de História em Russas (CE), para a Tribuna de Debates do PT.

ATENÇÃO: ideias e opiniões emitidas nos artigos da Tribuna de Debates do PT são de exclusiva responsabilidade dos autores, não representando oficialmente a visão do Partido dos Trabalhadores

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast