Berzoini: Governo quer instalar banda larga em 90% das cidades

Telebras colocará em órbita, em 2016, satélite para ampliar acesso à interet. Ministro das Comunicações defende marco regulatório da comunicação

Foto: Marcos Santos/USP Imagens

O ministro das Comunicações, Ricardo Berzoini, anunciou a meta do governo de instalar, até 2018, banda larga de internet em 90% dos municípios do Brasil. Em audiência pública na quinta-feira (26), na Câmara dos Deputados, Berzoini também defendeu, entre os vários assuntos tratados, a necessidade de estabelecer uma ampla discussão com a sociedade para implantar o marco regulatório da comunicação.

Segundo o ministro, o governo espera superar a oferta de velocidade 2G e disseminar a 4G. Além disso, ele explicou que, assim como em outros países, discute-se no Brasil alcançar a velocidade de 5G. De acordo com Berzoini, consumo de internet no Nordeste cresceu 688% e no Sul, 642% nos últimos cinco anos.

“Mas ainda não é o suficiente, pois queremos alcançar níveis de acesso de padrão mundial”, ressaltou Berzoini.

O ministro das Comunicações também saiu em defesa da adoção de políticas públicas voltadas para garantir a inclusão de pessoas de menor poder aquisitivo ao acesso à internet, e ressaltou o papel da Telebras como instrumento governamental de indução ao desenvolvimento das comunicações.

Ainda de acordo com Berzoini, parte do projeto de banda larga para todo o País consiste numa parceria entre os ministérios da Comunicação, da Defesa, da Educação e uma empresa francesa. A Telebras está à frente do lançamento, em 2016, de um satélite para ampliar o acesso, a custo mais baixo.

Durante a audiência, o ministro ainda defendeu a instalação de um marco regulatório da comunicação. Segundo ele, irá debater o assunto com todos os setores interessados.

“Nada será construído algo de útil sem diálogo. Vamos apenas sugerir um cronograma de debates”, lembrou o ministro.

O ministro também falou sobre o cabo submarino de fibra ótica que será instalado entre o Brasil e a Europa, sem passar por território dos Estados Unidos.

“O episódio de espionagem gerou uma grande discussão sobre segurança na internet e esse debate levou à necessidade de termos um canal de comunicação entre Brasil e Europa que não passe pelos Estados Unidos”, declarou.

Veja a apresentação do ministro à comissão na íntegra.

Por Guilherme Ferreira, da Agência PT de Notícias

PT Cast