Beth Sahão é a nova líder do PT na Assembleia Legislativa

A deputada estadual foi escolhida, como nova líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo. Beth substitui Alencar Santana Braga no cargo

Tácito Chimato

Beth Sahão, deputada estadual pelo PT, em São Paulo

A deputada estadual Beth Sahão foi escolhida, na manhã desta terça-feira, 20, como nova líder do PT na Assembleia Legislativa de São Paulo. Beth substitui Alencar Santana Braga no cargo. O anúncio foi feito à tarde, durante a sessão plenária.

Ela será a primeira mulher a ocupar o cargo desde 1999. Em sua fala, a nova líder destacou esse fato. “Depois de 19 anos, uma mulher volta a liderar nossa bancada. A última foi a ex-deputada Bia Pardi. Sabemos que o parlamento é um lugar onde nós, mulheres, devemos nos impor e nos empoderar”, afirmou.

No discurso, Beth também não poupou críticas ao prefeito de São Paulo, João Doria Junior, que acaba de ser indicado pelo PSDB como pré-candidato a governador. “Vamos seguir no enfrentamento a esse ‘playboy” que ocupa a prefeitura e não honra sua palavra, mesmo tendo assinado documentos comprometendo-se a não deixar o cargo para o qual foi eleito, para disputar outros cargos”, afirmou.

Ela também sinalizou que seguirá no enfrentamento ao governo tucano do Estado, que, na avaliação dela, promove o desmantelamento dos serviços públicos paulistas.

Em sua fala, Beth aproveitou ainda para cumprimentar seu antecessor. “Deputado Alencar Santana hoje deixa o cargo que desempenhou com empenho, na defesa dos ideias e dos princípios, mantendo a tradição da Bancada do PT de resistir aos desmandos dos sucessivos governos tucanos em São Paulo. Vou ter a honra de sucedê-lo. Não será uma tarefa fácil”, disse.

Ela ainda felicitou a colega de bancada Ana do Carmo, que acaba de ser escolhida para a Liderança da Minoria. O mandato de Beth como líder da bancada petista terá duração de um ano. Ao assumir o novo cargo, a deputada deixa a presidência da Comissão de Educação e Cultura e a vice-presidência da Comissão de Direitos Humanos.

Com base eleitoral em Catanduva, no Noroeste Paulista, Beth cumpre seu quarto mandato consecutivo como deputada estadual. Ela é formada em psicologia pela Universidade Estadual de Londrina (UEL) e é mestre em sociologia pela Universidade Estadual Paulista (Unesp). Sua principais bandeiras de atuação são os direitos humanos, com ênfase na defesa da mulher, dos idosos e das crianças e adolescentes. Também trabalha pela redução das desigualdades regionais no Estado e pela ampliação dos investimentos públicos nos municípios do Interior.

Por PT- ALESP

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast