Nascido no subúrbio ferroviário de Salvador e criado na cidade de Camaçari, Bira iniciou sua militância desde jovem atuando em movimentos culturais abordando a luta dos afrodescendentes na sua cidade e na Bahia.

Na luta sindical, ele foi fundador da Associação dos Professores de Camaçari, foi o primeiro presidente da entidade que deu origem mais tarde ao Sindicato dos Professores de Camaçari (Sispec).

No Partido dos Trabalhadores, Bira foi um dos fundadores na Bahia e em Camaçari, estando entre os primeiros filiados do partido e presidente municipal por algumas gestões.

Em 2006, se elegeu Deputado Estadual e assumiu a presidência da CECAD, Comissão Especial da Comunidade Afrodescendentes. Na reforma das comissões da Assembleia Legislativa da Bahia a CECAD foi uma das primeiras a ser proposta a extinção. Bira procurou articular a bandeira dentro do parlamento e fora dele, nas instituições e nas organizações sociais. Desta forma, conseguiu a permanência da Comissão e a transformação em CEPI (Comissão Especial da Promoção da Igualdade), dando um novo caráter a ela.