A Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial do RN, Carla Lemos recebe membros do Setorial LGBT

Nesta quarta feira, (4) a Coordenadora Estadual de Promoção da Igualdade Racial do Governo do Estado, Carla Lemos, recebeu membros do Setorial LGBT/PT/RN. A ocasião foi para que a mesma pudesse se apresentar, abrir um diálogo com o Partido dos Trabalhadores e sua militância no Estado, assim, como está fazendo com os demais seguimentos da sociedade, tais como: Povos de Terreiros na segunda-feira passada e hoje, dia 05, com representações Quilombolas.

“Foi de muita relevância o Governo do Estado nos procurar, o que, pra nós militantes LGBT, faltou no Governo anterior. Inclusive, vetando um projeto de lei que assegura às travestis e transexuais a identificação pelo seu nome social, de autoria do Deputado Estadual Fernando Mineiro”, afirma Heridelso Medeiros, Coordenador de Eventos do Centro de Promoção Noir Medeiros de Souza em campo Redondo.

Além do Centro de Promoção Noir Medeiros de Souza, estiveram presentes Paulo Renan da ArtPoty, o Advogado Militante de Direitos Humanos e LGBT e Assessor Parlamentar do Vereador Hugo Manso, Joscelito Martins, Cecília Victoria dirigente PT Zonal Norte e o Secretário Estadual de Combate ao Racismo do PT, Ludjanio Rogério, ambos, Membro do Setorial LGBT.

“O pioneirismo do Governo me surpreendeu, pela primeira vez a militância LGBT e os Movimentos são convidados a dialogar. Isso, mostra o comprometimento deste, para com o diálogo e a implementação das Políticas Públicas do Povo LGBT no nosso Estado”, diz Paulo Renan.

O setorial vem dialogando com diversos órgãos e mandatos populares. Em Mossoró, o Coordenador Estadual Yure Costa teve audiência com o vice-prefeito e ontem, os companheiros estiveram com a Fundação José Augusto, pautando a Cultura LGBT.

“Foi marcante a Coordenadora afirmar e mostrar em suas palavras determinação no Combate a Homofobia. Falo não apenas como membro do Setorial e sim como Mulher e Lésbica que sofro duplo preconceito, nessa sociedade tão machista e homofóbica”, desabafa Cecília Victoria.

Joscelito Martins, ressaltou a oportunidade de diálogo proporcional pela COEPPIR e disse ser importante que o governo eleito acolha as propostas da comunidade LGBT, implementando políticas públicas que promovam a Cidadania LGBT e a LGBTfobia. “A criação de uma coordenadoria de Políticas Públicas para LGBTs pode ser uma alternativa concreta para agilizar essas propostas”, disse ainda que é urgente reforçar o diálogo e a parceria com a COEPPIR, CODEM, Secretaria de Juventude, Secretaria de Mulheres e outras que possam agir de forma intersetorial no sentido da efetivação dessas políticas.

Para o Secretário Estadual de Combate ao Racismo (PT-RN), acompanhar os companheiros (as) do Setorial LGBT do seu Partido, é reafirmar o compromisso em defesa de pautas fundamentais em defesa da Cidadania. “A nossa secretaria vem contribuindo com a organização interna da nossa militância LGBT e a exemplo da Capital da Paraíba, negros e gays caminham juntos em busca de uma sociedade mais justa e aqui, ter o Governo do Estado sensível ao diálogo é muito significativo, pois, representa a oportunidade de avançarmos com as políticas públicas para nossos povos. Neste contexto, só tenho a parabenizar a Coordenadora de Promoção da Igualdade Racial do Estado, Carla Lemos pela iniciativa”, finaliza Ludjanio Rogério.