Comunicado do Parti de Gauche: Justiça brasileira faz a soberania popular de refém

“Sem Lula estas eleições são ilegítimas.”

Rasgando a decisão de caráter vinculante do Comitê de Direitos Humanos da ONU, que declarou em 17 de agosto que Lula deveria concorrer às eleições presidenciais em outubro, a Justiça Eleitoral o declarou ontem inelegível, enquanto o ex-presidente continua sendo o grande vencedor do pleito.

Esse novo julgamento ilegal mostra de maneira clara a intenção da oligarquia brasileira de desrespeitar a soberania popular, na continuidade do Golpe de 2016. Para ela, só prevalece a satisfação dos interesses do capital, contra a democracia.

Como na França, entre a extrema direita e as forças populares a oligarquia brasileira já escolheu seu lado. Pois esta decisão corre o risco de facilitar o candidato de extrema-direita Jair Bolsonaro, que defende que o golpe militar de 1964 foi uma “revolução democrática”, exige a liberação do porte de armas e assume opiniões misóginas e homofóbicas.

O Parti de Gauche denuncia mais uma vez a parcialidade desta Justiça, que não trata da mesma maneira outros presidenciáveis de direita também acusados de corrupção. Nós nos juntamos ao Partido dos Trabalhadores e a todas as organizações que estão se mobilizando nacional e internacionalmente para exigir incansavelmente que os direitos do ex-presidente sejam respeitados. Sem Lula estas eleições são ilegítimas.

Brésil : la Justice prend en otage la souveraineté populaire

Piétinant l’avis en théorie contraignant du Comité des droits de l’Homme de l’ONU, qui a déclaré le 17 août que Lula devait pouvoir se présenter à l’élection présidentielle d’octobre, la Justice électorale l’a déclaré hier inéligible, alors même qu’il est donné large vainqueur.

Ce nouveau jugement illégal prouve de façon criante l’intention de l’oligarchie brésilienne de contourner la souveraineté populaire, dans la continuité du coup d’État de 2016. Seule compte à ses yeux la satisfaction des intérêts du capital, contre la démocratie.

Comme ici, entre l’extrême droite et les forces populaires l’oligarchie brésilienne a fait son choix. Cette décision risque en effet de laisser la voix libre au candidat d’extrême droite Jair Bolsonaro, qui estime que le coup d’État militaire de 1964 a marqué une « révolution démocratique », réclame plus de liberté dans l’usage des armes et se fait régulièrement remarquer par ses sorties violemment misogynes et  homophobes.

Le Parti de Gauche dénonce une nouvelle fois la partialité de cette justice qui traite avec clémence d’autres candidats à l’élection présidentielle également accusés de corruption. Nous nous joignons au Parti des Travailleurs et à l’ensemble des organisations qui se mobilisent au niveau brésilien et international pour réclamer sans relâche  que les droits de l’ex-président soient respectés. Sans Lula ces élections seront illégitimes.

Publicado no site do Parti de Gauche