Comunicado SRI-PT sobre os ataques contra a Síria

.

Condenamos veementemente os ataques à Síria efetuados por forças conjuntas dos Estados Unidos, Reino Unido e França sob a justificativa de resposta a um suposto uso de armas químicas pelo governo do país contra rebeldes da cidade de Duma. A exemplo do Iraque, devemos sempre lembrar que a justificativa aos ataques àquele país foi a destruição de um suposto arsenal de armas químicas que nunca foram encontradas, nem tampouco estabelecimentos ou materiais para sua fabricação.

Conclamamos todos os países envolvidos a buscarem junto à Organização das Nações Unidas uma saída dentro das leis internacionais e que evite uma nova escalada de violência na região, que pode alastrar-se para outras partes do mundo. Conclamamos ainda todos os povos e nações a unirem-se na defesa da paz mundial e contra as políticas de guerra promovidas pelo imperialismo.

A busca pela paz mundial passa pelo diálogo, pela negociação de acordos que respeitem todas as partes, a soberania e a independência das nações, e pelo respeito às leis internacionais. É por esta paz que o Partido dos Trabalhadores luta dentro e fora do Brasil!

Secretaria de Relações Internacionais
Partido dos Trabalhadores
Brasil

16 de abril de 2018

PT Cast