Contribuição de Márcio Macedo, Secretário Nacional de Finanças e Planejamento do PT, para o Seminário de Organização.

Veja abaixo a contribuição de Márcio Macedo, Secretário Nacional de Finanças e Planejamento do PT, que coordenou o grupo de trabalho: Financiamento Militante e Estratégias para a Sustentação Financeira.

Seminário Nacional de Organização do PT foi realizado em São Paulo, dos dias 27 e 28 de agosto, e contou com a presença de 164 participantes que militam em 26 estados ocupando cargos de direção nacional, estadual e municipal.

Foram discutidas propostas para melhorar o funcionamento e a organização do Partido, a síntese das propostas apresentadas pode ser lida aqui.

Veja abaixo a inserção de  Márcio Macedo, Secretário Nacional de Finanças e Planejamento do PT, que coordenou o grupo de trabalho: Financiamento Militante e Estratégias para a Sustentação Financeira.

Financiamento militante e estratégias para a sustentação financeira

O atual momento e a conjuntura imposta diante de nós, exige uma reinvenção de estratégias e novos paradigmas para garantir a sustentação financeira e o avanço político do partido dos trabalhadores, no sentido de consolidar a organização partidária de modo a preservar as conquistas alcançadas até agora e avançar na construção de uma nova dinâmica de funcionamento do partido.

Os ataques impiedosos da direita inconformada e da mídia golpista, tem levado o partido para uma posição defensiva que precisa ser revertida de forma determinada, na busca de alternativas de implementar uma ofensiva contra os movimentos que se intensificam de tentativa de destruir o PT, e, ao arrepio da constituição brasileira e dos princípios que norteiam a democracia, golpear o governo legitimamente eleito, com o encaminhamento de um processo de impeachment.

A partir do entendimento do diretório nacional de que o partido não deve mais receber doações empresariais, é imperativo que o PT busque alternativas eficazes de arrecadar recursos para a manutenção da estrutura partidária e especialmente para garantir a implementação das políticas estabelecidas pelo seu estatuto e deliberadas em suas instâncias.

A melhor e mais viável alternativa para resgatar a estabilidade financeira é convocar os filiados e simpatizantes a contribuírem regularmente. Quanto aos filiados, é obrigação estatuária a contribuição financeira com o partido, que devem ser estimulados pelas direções e através de campanhas de sensibilização nesse sentido. Igualmente, é imperioso que o pt desenvolva campanhas junto aos simpatizantes para que esses companheiros (as) contribuam financeiramente com o partido.

A secretaria nacional de finanças e planejamento, com o apoio e sugestões da demais secretarias, tem pensando alternativas para melhorar a arrecadação. A campanha de arrecadação “seja companheiro seja companheira”, onde, através do site os filiados (as) e simpatizantes podem acessar para contribui utilizando cartão de crédito, pode ser uma forma eficaz para ajudar na sustentação financeira do partido, se constituindo, juntamente com a contribuição estatutária dos filiados, através do Sace, no suporte necessário para o desenvolvimento das políticas partidárias e manutenção de sua estrutura.

A coordenação da SNF&P e o engajamento de toda a direção partidária em todos os níveis é de fundamental importância para a consecução dos objetivos propostos visando à sustentação financeira do partido.

A campanha de doação voluntária que foi interrompida temporariamente por problemas técnicos no site, já voltou ao ar com seu funcionamento normal aceitando doações através de cartões de crédito e débito, bastando o (a) filiado (a) ou simpatizante acessar o endereçopt.org.br/sejacompanheiro, cadastrar seus dados e a partir daí, efetivar a doação no valor e forma desejados.

A partir de 2013, com a implementação do sistema de arrecadação de contribuição estatutária – Sace, de forma mais efetiva, as instâncias partidárias passaram a contar com esse importante e eficiente instrumento, garantindo o mínimo de recursos para o funcionamento da estrutura partidária. A SNF&P, através do trabalho de uma comissão de dirigentes e funcionários está levantando propostas para aperfeiçoamento do Sace visando principalmente à melhoria da arrecadação, através da sensibilização de dirigentes e o conjunto de filiados para adesão ao sistema, garantindo dessa forma as condições desejadas para a sustentação financeira do PT.

O envolvimento do conjunto de dirigentes e filiados é de fundamental importância, no oferecimento de sugestões que possam melhorar o funcionamento do Sace. Uma providência que se faz urgente é a busca de todos os detentores de cargos eletivos, executivos, gabinetes, assessores, comissionados e dirigentes para contribuírem no Sace atendendo dessa forma o que estabelece o estatuto.

Como uma forma de regularizar a situação financeira dos filiados inadimplentes, em suas diversas categorias, seria interessante buscar uma forma de trazê-los a contribuir regularmente com o partido, oferecendo uma alternativa viável para a negociação de possíveis débitos anteriores, sem com isso caracterizar perdão de dívidas.

O mais importante é uma tomada de consciência do conjunto do partido, envolvendo as direções, parlamentares, mandatários e todos os filiados, da necessidade de estabelecer uma regularidade das contribuições financeiras diante do novo momento que o partido está enfrentando.

É importante, portanto que os participantes deste seminário, bem como o conjunto dos filiados apresentem sugestões para a melhoria da arrecadação, especialmente através das contribuições estatutárias e daquelas oriundas dos simpatizantes, com a divulgação massiva da campanha de arrecadação “seja companheiro seja companheira”.

Veja aqui como foi o Seminário.