Declaração da UPG de solidariedade a Lula e ao Brasil democrático

.

A União do Povo Galego (UPG) junta-se à campanha internacional em defesa da democracia no Brasil e do direito de Lula ser candidato.

A condenação sem provas do ex-Presidente Luiz Inácio Lula da Silva em julho de 2017 não corresponde a um ato de justiça mas à tentativa de consolidar o golpe que afastou Dilma Rousseff da Presidência da República, impedindo-o de ser candidato nas próximas eleições presidenciais. Trata-se, portanto, de um ato de perseguição política do líder que encarna as aspirações e as esperanças de transformação social, progresso e liberdade do povo brasileiro e ainda a oportunidade de resgatar a democracia e a soberania do Brasil, jogadas no lixo pelo golpista Temer.

As políticas do Governo golpista ao serviço dos interesses da oligarquia, claramente prejudiciais para os trabalhadores, o povo brasileiro e o próprio País, tornaram fortemente impopular a alternativa da direita e dos setores alinhados com o neoliberalismo. Pelo contrário, a popularidade de Lula continua a crescer e todas as pesquisas confirmam que lidera a corrida presidencial de 2018. A vitória de Lula significaria o fracasso do golpe e a oportunidade de retomar as políticas sociais transformadoras no Brasil.

O julgamento em segunda instância do processo de Lula, marcada com uma celeridade incomum para 24 de janeiro, faz parte da mesma lógica de utilização política do poder judiciário para tentar frear a volta de Lula à Presidência da República. Embora a cada dia seja mais evidente a falta de provas, declarações do presidente do Tribunal que julgará Lula parecem confirmar a continuidade da trama contra o ex-presidente. É por isso que defender Lula é defender a democracia frente ao golpismo e o intervencionismo imperialista que tenta travar o ciclo progressista e revolucionário na América Latina.

A eleição presidencial sem Lula seria uma fraude, mas o povo brasileiro está a se mobilizar de forma maciça para derrotar o plano dos golpistas. Conta nessa luta com todo o apoio internacionalista dos comunistas e patriotas galegos da UPG. Desde a Galiza expressamos a solidariedade ao Partido dos Trabalhadores, à Frente Brasil Popular e a todas as forças políticas e sociais comprometidas com esta causa democrática. Temos a certeza de que a firmeza e a determinação do povo vão derrotar definitivamente o golpe e restaurar a soberania e a democracia no Brasil.

Galiza; 22 de janeiro de 2018
Comité Central da UPG

PT Cast