Gleisi participa de lançamento do Brasil que o Povo Negro Quer

Para o secretário nacional, Martvs das Chagas, evento cumpriu objetivo debater construção de políticas de promoção da igualdade e consequências da intervenção

No ano em que se completa 130 anos de uma abolição inacabada, a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo lançou na última sexta-feira (23), na cidade do Rio de Janeiro, a plataforma o Brasil que o povo negro quer para debater e propor ações que serão incorporadas no programa de governo do Presidente Lula na disputa eleitoral desse ano.

Coordenado pelo secretário nacional Martvs das Chagas, o encontro teve como palestrantes a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, o ex-ministro do governo Lula e pré-candidato ao governo do Rio, embaixador Celso Amorim, e a ex-governadora e deputada federal Benedita da Silva. A mesa contou ainda com a participação do Secretário Estadual de Combate ao Racismo do Rio de Janeiro, Almir Aguiar e da vereadora de Niterói, Verônica Lima.

O ato contou com a presença de uma participativa e numerosa militância composta por pessoas do estado do Rio e representantes de outros 14 estados, abrangendo todas as regiões do país.

Durante as falas dos palestrantes e da plenária, ficou evidente a grande importância das políticas públicas iniciadas no governo Lula, que tiveram como êxito a maior mobilização social da população negra de toda a história do país, além de se colocar na pauta nacional temas relevantes que sempre estiveram ocultos dos grandes debates como preconceito, discriminação racial e racismo.

A leitura de que, mesmo com todos os avanços obtidos houve, durante o mesmo período, o crescimento constante do racismo como por exemplo, o aumento da mortalidade e o encarceramento da juventude negra, faz com que novas abordagens sejam pensadas para que ao promover a igualdade racial criemos alternativas efetivas para a diminuição do racismo.

De acordo com Martvs, o lançamento cumpriu duplo objetivo: o de iniciar o debate sobre a necessária construção de um programa que retome e amplie a implantação de políticas de promoção da igualdade racial, e as consequências negativas de uma intervenção militar que terá como principal resultado a violação de direitos constitucionais nas favelas do Rio de Janeiro, sem nenhum planejamento que garanta a vida e a cidadania das pessoas residentes.

Representantes dos estados presentes se comprometeram a reproduzir o debate realizado na sexta-feira e coletar sugestões que serão inseridas na plataforma Brasil que o povo quer na construção do programa de governo de Lula.

PT Cast