LANÇAMENTO: Documentário revela tradicionalidade quilombola da região amazônica

“Nós Quilombolas da Amazônia” é resultado das oficinas de música e audiovisual proporcionadas pelo edital III Ideias Criativas alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra

A programação da Mostra Banquete Brasil África, em cartaz no Centro Cultural do Carmo, lança o documentário Nós Quilombolas da Amazônia nesta sexta-feira, (13/03), às 19h. O vídeo é resultado das oficinas de música e audiovisual realizadas nas comunidades quilombolas de Guajará Miri e Itacoã, no Baixo Acará, nordeste paraense. As iniciativas foram contempladas no projeto homônimo – único premiado pela Região Amazônica no III Ideias Criativas Alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, da Fundação Cultural Palmares (FCP-MinC).

Tanto o Projeto quanto o Documentário pretendem contribuir para o reconhecimento da presença de comunidades quilombolas na Amazônia e suas peculiares na formação cultural do Pará, além de ser um importante  registros da presença histórica negra no Estado.

Ao som de cantigas tradicionais do bumbá de Guajará Miri – Boi Resolvido, o documentário traz o olhar das próprias comunidades sobre suas manifestações culturais – “uma das necessidades apontadas pelos seus moradores”, segundo Waderson Lobato, Coordenador de Oficinas e Diretor de Produção do Projeto Nós Quilombolas da Amazônia. “Em conversas na comunidade percebemos que havia essa vontade deles em poder ouvir os moradores de lá contando suas histórias, suas lembranças, memórias. É isso que acho importante no Projeto, que essas histórias sejam ouvidas porque também é a nossa história, a nossa cultura, mas que hoje não tem espaço e pouco é valorizada”.

Envolvimento da Comunidade – Oficinas de audiovisual, música e literatura, cultura digital e elaboração de projetos culturais foram ofertadas pelo projeto Nós Quilombolas da Amazônia para integrantes das comunidades de Guajará Miri e Itacoã, que tivessem interesse e tempo disponível. Por fim, mais de 70 alunos, com idades entre 10 e 60 anos mostraram interesse e participaram.

A oficina de audiovisual começou de forma espontânea, intencionalmente sem roteiro definido, e diariamente surgiam sugestões dos participantes para a documentação desejada, explica Gilberto Mendonça, responsável por ministrar a Oficina de Mídias Móveis. “Todos os dias tinha uma novidade, um personagem que achavam interessante, uma roça que tinha que filmar, uma farinha pra queimar e coisas assim, cotidianas, quebrando um pouco a métrica da construção tradicional de um roteiro de documentário”.

O apoio da comunidade contribuiu também para que o resultado do Projeto fosse ainda mais rico, a partir da identificação pelos quilombolas daquilo que eles valorizavam dentro da própria cultura. “Nós sugerimos as histórias, os lugares e as pessoas; a comunidade participou bastante. Nas oficinas de música, por exemplo, os professores levavam os instrumentos e contribuíram muito com tudo que fosse necessário”, conta Edson Santana, quilombola e oficineiro de Música.

O Projeto também teve o envolvimento direto e apoio de outras instituições, como a Malungu – Coordenação das Associações das Comunidades Remanescentes de Quilombos do Pará e Instituto Federal do Pará – Campus Bragança; da Incubadora Pará Criativo e da empresa Sol Informática.

Valorização da Cultura Imaterial – A FCP é a patrocinadora oficial do Projeto e desse investimento nas manifestações como fator de resistência da cultura negra amazônica e sua utilização como elemento catalisador para novas ações e projetos junto às comunidades quilombolas da Região.

Cyro Lins, antropólogo e técnico da área de patrimônio imaterial do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), fala sobre a importância dessas ações na construção de políticas públicas que atendam às necessidades locais: “É uma política do IPHAN e do Minc, a participação nos processos de valorização e difusão do patrimônio cultural brasileiro. As ações do Projeto Nós Quilombolas da Amazônia contribuem para o empoderamento e protagonismo na afirmação de identidades e no fortalecimento das políticas públicas voltadas para essa cultura tradicional.”, ressalta.

Saiba mais sobre o Projeto Nós Quilombolas da Amazônia

Programação Semanal da Mostra Banquete Brasil África

Dia 13, 19h

Lançamento do documentário “Nós Quilombolas da Amazônia”, integrante do Projeto homônimo, premiado no III Ideias Criativas Alusivo ao Dia Nacional da Consciência Negra, da Fundação Cultural Palmares