Manifestação em Bruxelas pede liberdade para o ex-presidente brasileiro Lula

Por Confederação Sindical Internacional, CSI

Bruxelas, 24 de abril de 2018 (CSI Online): sindicatos belgas e internacionais pediram a libertação imediata do ex-presidente brasileiro Luiz Inácio Lula da Silva. Em uma carta enviada ao embaixador do Brasil em Bruxelas, a CSC, a FGTB, a CSI e a Confederação Europeia dos Sindicatos (CES) declararam que a prisão arbitrária de Lula representa uma ameaça à democracia. Outros sindicatos também estão se mobilizando hoje em frente às embaixadas brasileiras em Assunção, Buenos Aires, Genebra, Jacarta, Lima, Londres e Rabat, dando continuidade aos movimentos de protesto que ocorreram ao longo dos últimos dias em Madri, Montevidéu, Paris, Roma e Washington.

“Lula foi considerado culpado sem provas por um tribunal inferior, que os próprios juízes do tribunal admitiram. Lula é de longe a personalidade política mais popular do Brasil e a perseguição judicial contra ele não tem outra finalidade senão impedi-lo de voltar à presidência”, disse a secretária-geral da CSI, Sharan Burrow.

Os advogados de Lula encaminharam o caso para o Conselho de Direitos Humanos da ONU, chamando a atenção para o flagrante preconceito dos juízes e promotores e pedindo ao Conselho que reconhecesse que “o tribunal regional que o sentenciou culpado, o juiz Sergio Moro e os procuradores federais da Lava Jato violaram seu direito à vida privada, a um processo justo, à proteção contra prisão arbitrária e à liberdade de ir e vir, bem como seu direito à presunção de inocência até que se prove o contrário.

As provas anteriores apresentadas ao UNHRC tem-se centrado em documentos confidenciais que vazaram para a mídia, a emissão ilegal de um mandado de condução coercitiva, a divulgação ilegal de escutas telefônicas, o uso da prisão preventiva por tempo indeterminado contra os suspeitos da operação Lava Jato, negociações de delação premiada e muitos outros exemplos que refletem o viés do juiz Moro e dos promotores contra Lula.

“O movimento sindical europeu afirma a sua solidariedade absoluta com nossos colegas brasileiros e continuar a apoiar, por todos os meios, a sua luta em defesa da democracia e do restabelecimento do Estado de Direito”, disse Luca Visentini Secretário Geral o CES.

“Este é o mais recente de uma série de graves ameaças à democracia no Brasil. O movimento sindical belga se solidariza com Lula na luta pelo povo brasileiro e sua democracia”, disse o presidente da central sindical belga CSC, Marc Leemans.

“Estamos profundamente preocupados com a disposição das forças conservadoras de impedir, por todos os meios, o ex-presidente Lula de se candidatar a um processo eleitoral justo e democrático”, disse o secretário-geral da FGTB, Robert Vertenueil.

A CSI representa 207 milhões de membros através de 163 afiliados nacionais em 331 países e territórios.

PT Cast