Marcha Mundial das Mulheres em Solidariedade com Luiz Inácio Lula da Silva

Confira a nota da MMM

Nós, da Marcha Mundial das Mulheres, recebemos com indignação e repúdio a notícia de que a prisão do ex-presidente Luiz Inacio Lula da Silva foi decretada no Brasil. Essa ordem de prisão está baseada em uma condenação sem provas que é parte do golpe em curso no país. É parte de uma perseguição política que não é só com Lula, mas com toda a esquerda.

A repressão e a perseguição a lideranças, a criminalização da luta social são instrumentos da ofensiva neoliberal em vários países. Em todo o mundo, o capitalismo patriarcal e racista usa cada vez mais a violência para impor políticas que interessam ao poder econômico e atacam as condições de vida do povo.

Estamos alertas! A condenação sem provas e a prisão de Lula tem como objetivo a condenação da esquerda e do povo. A experiência latinoamericana, particularmente em Honduras, demonstra que os golpes atropelam a democracia sucessivamente. Os golpes suspendem a democracia. Por isso afirmamos a defesa da democracia, da liberdade de Lula e do direito de que Lula seja candidato.

Nos solidarizamos às mulheres e ao povo brasileiro que estão em pé, estão em luta na resistência democrática frente a escalada autoritária e violenta do golpe.

Saudamos a construção da unidade entre os sectores a esquerda brasileira manifesta nessa resistência. Compreendemos que defender a democracia e reverter o golpe no Brasil é parte da tarefa urgente dos movimentos sociais que, em toda a América Latina, estão em luta para barrar os retrocessos e a violência imposta pela contra-ofensiva neoliberal e conservadora.

Desde todos os lugares em que estamos mobilizadas e em luta, a Marcha Mundial das Mulheres manifesta total solidariedade à resistência das nossas companheiras no Brasil e do conjunto dos movimentos sociais.

World March of Women- International Secretariat
PO Box 3632, Maputo3, Moçambique ● Rua Vila Namwali 246, Malhangalene, Maputo