Negras e negros defendem a democracia, a igualdade racial e Lula candidato

As Secretarias Estaduais de Combate ao Racismo do PT realizam ações em todo o país estimulando e criando os Comitês Populares em defesa da democracia bem como, organizando atos para o dia 24 de janeiro.

Confiram as atividades em seus respectivos estados:

ACRE

No Acre a Secretaria está na coordenação do comitê estadual. De acordo com Maria Santiago, Secretária de Combate ao Racismo foram realizadas reuniões onde  se fez  um mapeamento dos movimentos e instituições que atuam na temática racial para a busca de diálogo com esses segmentos e convocá-lo  para  as atividades do comitê estadual e no dia 24 está programado um grande ato na praça da Revolução no centro da capital Rio Branco.

Para o ato do dia 24, estamos confeccionando camisetas do combate ao racismo para marcar presença dos negros e negras e militantes antirracistas, informa Maria Santiago.

RIO GRANDE DO SUL

De acordo com Ivonete Carvalho, Secretária de Combate ao Racismo Rio Grande do Sul será criado naquele estado o Comitê Quilombo de Resistência pela Democracia. Os ativistas contra o racismo  estarão  em vigília permanente nos dias 23 e 24, provavelmente no Largo ZUMBI DOS PALMARES, um dos locais mais próximos do TRF-4.

O Largo ZUMBI DOS PALMARES será um espaço de convergência das entidades negras, lideranças, artistas e simpatizantes da luta de Combate ao Racismo.

PARÁ

No Pará foi criado o comitê Mãe Doca que reúne representantes de povos e comunidades tradicionais de matrizes africana e no próximo domingo dia 21 está sendo  organizado uma caminhada contra a intolerância religiosa, que também terá como mote a luta em defesa da  democracia e pelo direito de Lula ser candidato.

O Secretário Estadual de Combate ao Racismo do Pará,   Raimundo Cesar, destaca que outras ações serão realizadas no decorrer do mês envolvendo militantes petistas e de diversas organizações sociais do estado.

PERNAMBUCO

Para Igor Prazeres, Secretário de Combate ao Racismo do Pernambuco  o lançamento do Comitê do combate ao Racismo, em defesa do Estado Laico, da Democracia e do Direito de Lula ser Candidato foi um importante momento de reflexão e busca da unidade da esquerda pernambucana. O lançamento que ocorreu na quinta-feira teve, entre outras, convidadas as seguintes organizações: CEN (Coletivo de Entidades Negras), Unegro, MNU-Movimento Negro Unificado, bem como os partidos PCdoB e Psol (através do Núcleo de Combate ao Racismo.

SÃO PAULO

O Lançamento do Comitê Popular Estadual de negras e negros em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato de São Paulo, acontecerá nesta sexta-feira, 19/01, as 18h na Rua Abolição, 297. Centro. (sede do Diretório Estadual).

O Comitê é uma iniciativa da secretaria estadual de combate ao racismo do PT-SP em parceria com setores do movimento negro, de terreiros, partidos, lideranças públicas do setor artístico, do esporte, da academia, parlamentares, cursinhos comunitários,  comunidades de escolas de samba, bloco carnavalesco,  comunidades tradicionais como as quilombolas e ribeirinhas.

O objetivo é nossa pauta chegar na população negra e apresentar os elementos que norteia a segunda etapa do golpe, além de mobilizar para as atividades em defesa da democracia e do direito de Lula ser candidato, afirma Tiago Soares, Secretário de Combate ao Racismo de São Paulo

Está previsto a criação de comitês pelas regiões do estado, em cada espaço de resistência, realização de atividades de panfletagem focando as regiões periféricas e onde tem maior concentração da população negra, e realização de atividades culturais para envolver o maior número de pessoas.

RIO GRANDE DO NORTE

No Rio Grande do Norte a Secretaria Estadual deliberou pela criação do Comitê Popular Étnico Racial pela Democracia e o Direito de Lula Ser Candidato. A ideia é criar diversos comitê em várias localidades como as comunidades de  Terreiros, por exemplo.

A militância do Combate ao Racismo também marcou presença com visibilidade no lançamento do Comitê dos Bancários, realizado nesta quinta-feira última no bairro Lagoa Nova em Natal.

O companheiro Ludjanio, Secretário Estadual de Combate ao Racismo disse que outras iniciativas estão sendo criadas para estimular o debate com a militância negra e antirracista.

MINAS GERAIS

A Secretária de Combate ao Racismo de Minas Gerais, Ofélia Hilário, é a principal coordenadora da Caravana da capital mineira que irá manifestar seu apoio à democracia e ao presidente Lula em Porto Alegre no próximo dia 24.

Optamos por organizar a militância no estado para estar com um número significativo no ato em Porto Alegre, em nosso retorno centraremos nossos esforços para a criação do maior número de comitês possíveis no estado. Sempre levando em conta a necessidade de aliar a luta pela democracia e pelo direito de Lula ser candidato com a luta do combate ao racismo e pela promoção da igualdade racial, informa Ofélia.

* Informações enviadas pelas Secretarias Estaduais de Combate ao Racismo