Nota de repúdio pelo assassinato de Nazildo dos Santos Brito

A morte de Nazildo se inscreve no mesmo cenário onde percebemos cada vez mais a criminalização dos movimentos sociais e a retirada de direitos

A Secretarias Estadual de Combate ao Racismo do PT-PA e a Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores, vêm à público para denunciar e lamentar profundamente o assassinato de mais uma liderança quilombola no estado do Pará.

Nazildo dos Santos Brito, ex-presidente Associação de Moradores e Agricultores Remanescentes Quilombolas do Alto Acará, foi morto a tiros no último domingo, 15 de abril, no município de Acará, quando voltava para sua casa no Quilombo Turê III.

Juntamente com outros companheiros e o povo indígena, desde 2015 ele denunciava os crimes ambientais das mineradoras e conflitos fundiários na região.

É a terceira liderança assassinada ali nos últimos quatro meses sem que ninguém tenha sido preso pelos crimes!

A morte de Nazildo se inscreve no mesmo cenário onde percebemos cada vez mais a criminalização dos movimentos sociais e a retirada de direitos dos trabalhadores e trabalhadoras brasileiros.

No ambiente em que o poder judiciário resolve perseguir e prender a maior liderança da classe trabalhadora no Brasil, tememos não só pelos quilombolas, mas por todos os outros trabalhadores e trabalhadoras da terra que buscam apenas ter uma vida digna.

A Secretaria Nacional de Combate ao Racismo repudia veementemente mais este crime bárbaro imposto pela sanha do capital em nosso país, e reafirma seu compromisso na luta pela igualdade e democracia no Brasil.

Nossa solidariedade a todos os seus familiares e também a todos seus companheiras e companheiros de luta.

Vamos cada dia mais cerrar fileiras para derrotar o atraso, a direita e o Fascismo.

Nazildo, presente!

 

Secretaria Estadual da Combate ao Racismo PT-PA

Secretaria Nacional de Combate ao Racismo do PT

PT Cast