Nota: Golpistas violam a soberania nacional mais uma vez com a oferta da Base de Alcântara

Confira a nota da presidenta, Gleisi Hoffmann, e da secretária de Relações Internacionais, Monica Valente, em defesa da Base de Alcântara e da soberania nacional

Site do PT

Nota oficial do Diretório Nacional do PT sobre os 100 dias do Governo Lula. Imagem: Site do PT

Não bastasse a entrega do petróleo brasileiros às grandes empresas multinacionais, a entrega de nossas grandes usinas hidrelétricas e a proposta de permitir que estrangeiros adquiram grandes extensões de terra no nosso país, agora querem entregar aos Estados Unidos, a Base Aeroespacial de Alcântara no Maranhão.

Este governo ilegítimo ao abrir mão de nossa soberania e do controle dos instrumentos que são fundamentais para sustentar nosso desenvolvimento, está vendendo o futuro do Brasil e dos brasileiros.

É mais do que conhecido que a política dos EUA, em nenhuma circunstância ou produto, prevê a transferência de conhecimento tecnológico. Pelo contrário, aplicam as regras mais draconianas de patentes e propriedade intelectual que o mundo conhece. Portanto, a oferta secreta que os golpistas estão fazendo certamente prevê concessões neste aspecto para agradar o governo estadunidense.

A posição do PT é, em primeiro lugar, a garantia de total transparência sobre qualquer discussão de parceria da Base de Alcântara com outros países e em segundo lugar, rechaçamos qualquer tentativa de concessão que retire ou reduza o controle brasileiro sobre a utilização desta base.

Defendamos a soberania do Brasil!

Gleisi Hoffmann
Presidenta