Nota sobre a situação política na Colômbia

.

Nota pública do Partido dos Trabalhadores (PT)

O Partido dos Trabalhadores acompanha com preocupação o cenário de agressões e a falta de garantias às atividades políticas de candidatos às eleições legislativas e presidenciais na Colômbia, em especial aos candidatos da Força Alternativa Revolucionária do Comum, o que levou o partido a anunciar a suspensão das campanhas por falta de condições de segurança.

Os acordos de paz entre o governo e as FARC significaram uma vitória histórica para a democracia colombiana e latino-americana. Exortamos o governo colombiano a garantir as condições necessárias para o cumprimento dos acordos e a segurança de todos/as os/as candidatos/as, de todas as vertentes políticas.

Reiterando a declaração da II Cúpula da CELAC de 2014, que proclamou a América Latina e o Caribe uma zona de paz, baseada no respeito a princípios e normas do direito internacional e no compromisso permanente com a solução pacífica de controvérsias, vemos com preocupação o avanço de alianças em torno de candidaturas de direita que se unificam contra os acordos de paz. Manifestamos nosso repúdio às notícias falsas e a todos os instrumentos usados na guerra suja da direita contra os vários candidatos de esquerda e centro-esquerda que se apresentam para o próximo pleito.

No atual momento de claros retrocessos democráticos em nossa região, os acordos de paz na Colômbia trouxeram a expectativa de mudanças estruturais na política colombiana e de maior abertura à construção de uma alternativa a partir dos vários setores da esquerda democrática no país.

Desejamos que os esforços de construção de unidade da esquerda com reconhecimento das diversidades sejam exitosos e façam avançar as forças políticas progressistas, democráticas e populares neste momento histórico.

Monica Valente
Secretária de Relações Internacionais

PT Cast