O partido dos trabalhadores e das trabalhadoras, sua luta contra o racismo e defesa do governo Dilma

O coletivo nacional de combate ao racismo do Partido dos Trabalhadores vem por meio desta carta se posicionar quanto a iniciativa do Governo Federal de repensar parte de sua estrutura funcional e as possíveis decorrências dessa medida.

Qualquer avaliação que trate não só da qualidade de vida da população negra no Brasil, com certeza vai apontar que nosso projeto político significou muito em termos de melhorias para a nossa gente e significa a melhor alternativa para construirmos o que ainda falta. Esse cenário não se dá de forma isolada do delicado momento da economia brasileira, fruto principalmente de um cenário mais delicado ainda da economia mundial.

Além da clareza que temos dos inúmeros avanços ocorridos durante o governo da presidente Dilma, temos também ampla certeza de que são bem esses avanços que tem causado tanto furor e medo nas elites que tem ao longo da nossa história oprimido nossa gente. Termos um governo que garante em suas políticas a inclusão de pobres, de mulheres, de jovens, de negras e negros, de operários, de pessoas portadoras de necessidades especiais, da população LGBT, de todas as pessoas excluídas enfim é muito gratificante. Isso é constatação de que estamos no caminho certo.

Poucas nações tem transformado tão rapidamente a realidade política e objetiva de suas minorias como o povo brasileiro. É preciso que estejamos muito unidos nesses tempos de ataques feitos a nossa busca por um país melhor.

Nós da secretaria de Combate ao Racismo do Partido dos Trabalhadores declaramos nosso efetivo apoio a luta da nossa presidenta na busca de soluções dos problemas que o Brasil tem enfrentado. Defendemos ainda a manutenção das estruturas governamentais específicas na defesa de nossos direitos e na promoção de políticas de igualdade racial.

Acreditamos na importância desses espaços para a construção de uma sociedade mais digna e inclusiva, tanto quanto acreditamos no compromisso da Presidenta Dilma.

A manutenção da estrutura da SEPPIR é ao nosso ver, muito importante para a concretização de nosso projeto político pois este órgão é parte de uma estrutura que aglutina saberes e reponsabilidades necessários à nossa a transformação de nossa luta em realidade.
NELSON MURILO PADILHA
SECRETARIO NACIONAL DE COMBATE AO RACISMO