Postado por Agência PT, em 20 de janeiro de 2015

Qualquer homem ou mulher que se disponha a lutar por uma sociedade democrática, plural e solidária pode se filiar ao PT. Desde que já tenha completado 16 anos de idade, goze de plenos direitos políticos, não esteja filiado a outro partido e possua domicílio eleitoral no mesmo município em que queira se filiar.

Qualquer filiado ou filiada do PT pode registrar o seu pedido de filiação pela internet (o que agilizará o processo de aprovação).

Depois disso, uma cópia assinada do seu pedido de filiação, que não deixa de ser um termo de concordância com o nosso estatuto, incluindo as contribuições financeiras semestrais, será entregue no Diretório Municipal que divulgará para todos os filiados e filiadas a relação de pedidos recebidos pelo Diretório.

Uma vez divulgada a relação de pedidos de filiação, qualquer filiado ou filiada poderá, no prazo de 7 dias úteis, apresentar contestação ou impugnação a qualquer um dos pedidos apresentados;

Encerrado o prazo de contestação, caberá à Executiva Municipal deliberar sobre o Pedido de Filiação podendo recusá-lo ou aprová-lo.

Com o pedido aprovado o novo filiado ou filiada precisa, obrigatoriamente, participar de uma plenária de formação, onde serão apresentadas e corretamente explicadas as noções básicas sobre o funcionamento do partido, nossas idéias e bandeiras.