Parti de gauche: “Brasil: Apoio total a Fernando Haddad contra a extrema direita”

Confira a nota de apoio do Partido de Esquerda francês

Jair Bolsonaro, o candidato da extrema direita racista e pró-ditadura, quase conseguiu vencer no primeiro turno das eleições presidenciais no Brasil neste domingo 7 de outubro. Um resultado que não teria ocorrido se o ex-presidente Lula, candidato legítimo do Partido dos Trabalhadores, tivesse tido a possibilidade de concorrer às eleições como reivindicado em particular pelo Comitê de Direitos Humanos da ONU.

Bolsonaro, que está particularmente empenhado em conduzir uma política econômica ultra-liberal e aviar o pais no caminho do autoritarismo sob o pretexto de “segurança”, é o beneficiário do Golpe da oligarquia brasileira. Esta última não terá escrúpulos em endossar futuros ataques contra a democracia e os direitos humanos em caso de vitória da extrema-direita no segundo turno.

O Parti de Gauche alerta sobre o perigo de um possível aumento do fascismo em um país como o Brasil, cujas instituições democráticas continuam frágeis e a estabilidade já enfraquecida por dois anos de golpe de Estado institucional.

Unindo-se às mulheres que se manifestaram mundialmente contra ele no dia 29 de setembro, repetimos vigorosamente: #Elenão! e damos nosso total apoio ao candidato do PT, Fernando Haddad, que tem toda condição para vencer essa eleição.

Le parti de gauche appelle à se saisir du danger que représente une possible montée du fascisme dans un pays comme le Brésil, dont les institutions démocratiques sont fragiles et la stabilité érodée par deux ans de coup d’Etat institutionnel.

Nous unissant aux femmes qui ont manifesté dans le monde entier contre lui le 29 septembre dernier, nous répétons avec vigueur : #PasLui ! et apportons tout notre soutien au candidat du PT Fernando Haddad, dont nous continuons à espérer qu’il pourra inverser le rapport de force.

https://www.lepartidegauche.fr/bresil-soutien-total-a-fernando-haddad-face-a-lextreme-droite/

PT Cast