PDI: “O que acontece no Brasil é de gravidade sem precedentes”

Presidente do Partido Democrático Italiano, Matteo Orfini, afirma por meio de nota que impedir Lula de disputar eleições desrespeita Estado de Direito

PDI

Matteo Orfini, presidente do Partido Democrático Italiano

O que está acontecendo no Brasil contra o ex-presidente Lula é de uma gravidade sem precedentes, assim como o silêncio da maior parte das organizações políticas e das instituições européias.

Concordo com a proposta do deputado do Parlamento Europeu, Roberto Gualtieri, de enviar uma delegação do Parlamento Europeu para acompanhar as condições da detenção a que Lula está exposto.

Mas isso não é suficiente. O governo italiano e a comunidade internacional estarão ativos o quanto antes (a partir da discussão do segundo habeas corpus que ocorrerá na próxima quarta-feira (11) para promover a restauração de uma dialética democrática normal e transparente no Brasil que parece comprometida pela maneira como o inacreditável pela qual, depois do impeachment de Dilma Rousseff, está se tentando impedir, por todos os meios, a participação de Lula nas eleições presidenciais, em desrespeito às garantias do Estado de Direito.

Matteo Orfini, presidente do PD Italiano