Processo seletivo para a 2ª turma do mestrado FPA começa em julho

Saiba mais sobre o curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas e outros cursos da Área do Conhecimento da FPA

mestrado fpaTendo por meta formar profissionais tecnicamente preparados e, ao mesmo tempo, cidadãos comprometidos com a transformação das estruturas de nossa sociedade, de modo a torná-la mais justa e igualitária, o Mestrado Profissional em Políticas Públicas da Fundação Perseu Abramo abre, em julho, as inscrições para sua segunda turma.

O curso compreende um conjunto de disciplinas e atividades de pesquisa que explora a trajetória do capitalismo mundial e da formação de nosso país, além de exames focados de áreas e temas particularmente determinantes na desigualdade de classe que marca profundamente nossa história passada e presente. A primeira turma do Mestrado Profissional em Políticas Públicas da FPA foi formada em março deste ano, após quase 160 inscrições recebidas. O mestrado é um dos quatro cursos oferecidos pela Área do Conhecimento da Fundação.

A segunda turma do curso de Mestrado Profissional em Políticas Públicas da FPA pretende preencher até 35 (trinta e cinco) vagas. Os critérios de seleção serão por ordem de classificação dos aprovados e aprovadas e serão priorizados candidatos/as que não tenham mestrado e/ou doutorado. Conheça os dados gerais do curso aqui (ou no rodapé). Conheça o corpo docente do Mestrado Profissional aqui.

Documentos
As inscrições para o processo seletivo podem ser realizadas aqui a partir do dia 1º, seguindo até o dia 15 de julho de 2014, por e-mail, com cópias dos documentos digitalizados, ou também via Sedex, em envelope contendo toda a documentação exigida. Leia aqui o Edital (ou no rodapé).

Os documentos necessários para a inscrição são o diploma ou certificado de graduação, histórico escolar de graduação, curriculum vitae, ficha de inscrição (disponível no site) e carta de intenções que responda às seguintes questões: por que deseja fazer esse curso?; em que medida esse curso se relaciona com sua atividade profissional, social, etc.?; quais seus envolvimentos com a formulação ou gestão de políticas públicas, ou ainda com movimentos sociais da área?; fez algum curso anterior em área próxima? O que já leu sobre políticas públicas, em geral?; área de seu interesse, dentro das linhas de pesquisa do programa; temas de pesquisa que pretende aprofundar no curso e no trabalho final. Alguma motivação, em especial? O que já leu sobre isso?; o curso demanda bastante tempo de estudo, aulas, etc. – você acredita que dispõe desse tempo?

Seleção
A análise de currículo é eliminatória e será verificado se candidato/a enviou toda a documentação, inclusive a carta de intenções. O envio de toda a documentação habilita o interessado/a a fazer a prova escrita. A prova escrita será realizada em São Paulo (SP), no dia 30 de agosto, e terá duas partes. A primeira parte contará com compreensão de texto em idioma estrangeiro (inglês ou espanhol). A prova consistirá na leitura de um texto no idioma escolhido, com a redação de um resumo (não uma tradução) e um comentário. Essa prova privilegia a compreensão global (não fragmentada) do texto original e a expressão em português.

Na segunda parte, será avaliada a redação dos candidatos/as e a capacidade de compreensão e análise de informações qualitativas e quantitativas, escrita clara e raciocínio lógico. O texto escolhido pela banca examinadora deverá ser comentado pelo candidato/a. A banca também pode fornecer perguntas que orientem o comentário.

A prova escrita será eliminatória. A banca emitirá a lista dos classificados/as para a entrevista, última fase da seleção. A data de publicação da lista será no dia 30 de agosto. As entrevistas serão realizadas via skype e terão como pauta a carta de intenções, o histórico escolar, currículo e informações complementares.

Saiba mais sobre o curso de Mestrado Profissional e outros cursos da Área do Conhecimento da FPA aqui: http://www.fpabramo.org.br/mestrado/.

 – Íntegra do Edital

 – Corpo docente

 – Dados gerais do curso 

 

Fonte: www.fpabramo.org.br

PT Cast