[PT|EN|ES|FR] Lançada a Campanha Mundial “Estamos com Lula”

Nos últimos dias, o povo brasileiro assiste assombrado a ousadia de segmentos da elite brasileira, encastelada no aparato do Estado e apoiada pela mídia golpista, em tentar destruir o ex-Presidente Lula, torná-lo inelegível para 2018 ou até prendê-lo, como pedem alguns.

Os argumentos dos procuradores federais de Curitiba para denunciar Lula, na espetaculosa coletiva de imprensa do  último dia 14 de setembro, não resistiram a menos de 24 horas: totalmente inconsistentes, não só a defesa do presidente Lula imediatamente os contestou (veja no link https://pt.org.br/blog-secretarias/nota-dos-advogados-de-lula-sobre-acusacoes-do-mpf/), como a própria mídia golpista teve que refletir opiniões de seus articulistas neste mesmo sentido.

A aceitação da denúncia por parte do juiz de primeira instância Sergio Moro também impressionou a imprensa do mundo todo, que a qualificou de “assombrosamente rápida” (El Clarín), “carregada de indícios frágeis” (Le Monde), “julgamento político” (The Guardian), produzindo ainda questionamentos do editorial do New York Times sobre os limites que os procuradores estariam ultrapassando nos seus esforços para prender Lula.

Esse verdadeiro ataque aos direitos democráticos, característico de governos de exceção, não por acaso ocorre logo após o farsesco processo através do qual parlamentares envolvidos em corrupção destituíram a legitima Presidenta  Dilma Rousseff, eleita por 54 milhões de brasileiros e brasileiras, para com isso implementar no país um programa de governo derrotado nas urnas em 2014 e realizar, sem a sustentação dos votos, um dos mais regressivos e selvagens programas de orientação neoliberal que o Brasil conheceu: é pública sua intenção de congelar por 20 anos os gastos com educação e saúde, de reduzir os direitos previdenciários consagrados em lei, assim como revisar para baixo direitos e garantias trabalhistas estabelecidos há décadas, além de entregar às multinacionais as reservas de petróleo recentemente descobertas na área do pré-sal (em águas profundas).

A recente ofensiva visa destruir a reputação de Lula e impedi-lo a qualquer custo, extrapolando todas as normais legais, de disputar a Presidência da República em 2018. Vale lembrar que nas pesquisas de opinião recentes, feitas por institutos como DataFolha (julho de 2016) e Vox Populi (agosto de 2016), o ex-presidente Lula lidera isoladamente as intenções de voto para a eleição presidencial de 2018, mesmo após o brutal ataque que desde janeiro de 2015 vem sendo desferido contra ele e o PT.

Mas o Brasil e o mundo não assistirão calados a mais esse ataque à democracia. No mesmo dia em que Moro aceitou a denúncia, o movimento sindical internacional, liderado pela Confederação Sindical Internacional (CSI-ITUC) e pela central sindical norte americana AFL-CIO, lançou a Campanha Mundial “Estamos com Lula”, em 5 idiomas, que rapidamente vem ganhando repercussão mundial (http://www.standwithlula.org).

No Brasil, o ex-presidente acaba de voltar de uma viagem pelo Nordeste, onde foi saudado por dezenas de milhares de pessoas, em sete cidades, a demonstrar a força de sua popularidade (http://lula.com.br/estamos-com-lula-e-marca-da-passagem-pelo-nordeste).

Assim, conclamamos todos os democratas, partidos de esquerda e progressistas, organizações sindicais e populares, movimentos sociais a juntarem-se nessa Campanha Mundial e organizarem a mais potente e vigorosa solidariedade e mobilização contra a perseguição e a denúncia criminal sem provas do presidente Lula.

Lanzada la Campaña Mundial “Estamos con Lula”

“Stand with Lula” World Campaign Launched

C’est lancée la campagne mondiale “Estamos com Lula” – nous sommes avec Lula