Resolução da Secretaria Nacional de Cultura (SNCult) do Partido dos Trabalhadores

Ricardo Stuckert

Multidão em frente ao sindicato dos Metalúrgicos do ABC

A Secretaria Nacional de Cultura do Partido dos Trabalhadores (SNCult/PT), após reunir seu coletivo nacional entre 6 e 8 de abril, reafirma o papel da militância da Cultura do PT em defesa da democracia e pela liberdade imediata para Lula. Nesse sentido,

1. A SNCult/PT ressalta que a prisão de Lula é parte fundamental do golpe em curso contra o povo brasileiro e da onda de fascistização que assola o país. Fizeram de Lula um preso político. Com a criminalização, perseguição e prisão ilegal de Lula, as elites irresponsáveis, vira-latas e desumanas desse país deixam claro seu ódio secular ao povo brasileiro, suprimindo-lhe o direito de decidir seu próprio destino. Tirar Lula do jogo é dar o golpe de morte na Democracia, fraudando antecipadamente as eleições de 2018. Precisamos estar preparados para um processo de luta de médio e longo prazo. Por isso, reafirmamos o papel essencial que tem os artistas, intelectuais, trabalhadores e militantes da cultura na disputa de valores e de posições na sociedade brasileira.

1. A SNCult/PT, somando-se às iniciativas pela libertação de Lula, coloca-se na construção e mobilização das campanhas junto à comunidade cultural e orienta as secretarias de Cultura dos Estados e municípios, bem como solicita à Executiva Nacional o empenho do conjunto das direções partidárias, na articulação com artistas e intelectuais e a sociedade civil organizada através dos coletivos culturais, pontos de cultura e entidades. Assim, propomos a criação de uma ampla FRENTE DA CULTURA POR LULA LIVRE.

1. Além das mobilizações pela liberdade de Lula, a SNCult/PT destaca a importância de se intensificar neste momento a filiação ao PT de trabalhadores e militantes da Cultura, orientando estados e municípios para que desenvolvam ações temáticas.

Lula livre!

Marcio Tavares

Secretário Nacional de Cultura do PT

Brasília, 8 de abril de 2018.