Sobre o PT e Ciro Gomes

A responsabilidade do PT é com a candidatura de Lula nesse momento. Essa é a responsabilidade histórica que cabe ao PT e tenho a impressão de que até mesmo Ciro compreende isso.

Joka Madruga/Agência PT

Mobilização por Lula Livre em frente ao prédio da Justiça Federal em Curitiba nesta segunda (7)

Nos últimos dias, apareceram uma enxurrada de artigos, postagens e notinhas na imprensa dizendo que a única saída para a esquerda é o PT apoiar o Ciro Gomes. O argumento é que ele é o único candidato competitivo à esquerda e, por isso, o PT tem OBRIGAÇÃO de apoiá-lo e já.

Primeiro, o PT tem um candidato que é o líder nas pesquisas. Lula é o candidato do PT e mesmo preso arbitrariamente segue crescendo na preferência do povo. Não faria qualquer sentido político ou humanista retirá-lo da disputa. Não ajuda a combater o golpe e nem a contribui com a disputa eleitoral, ajuda somente a direita que não consegue resolver seu candidato.

Segundo, se a única tábua de salvação da esquerda é o Ciro, essa tese precisaria ser comprovada pelas pesquisas quando Lula não aparece como candidato. Só que a verdade é que sem Lula, Ciro cresce muito pouco. Portanto, não existe um movimento natural e comprovado de que esse é o único caminho possível se impedirem Lula de ter seu direito de ser candidato e de ganhar a eleição consumado.

A responsabilidade pela viabilidade de Ciro não é do PT. Ela é de Ciro Gomes mesmo, de seu partido, de sua militância. Ficar responsabilizando o PT por fazer a candidatura de Ciro decolar não ajuda a ele e nem ao PT. Essa tática é da direita. A responsabilidade do PT é com a candidatura de Lula nesse momento. Essa é a responsabilidade histórica que cabe ao PT e tenho a impressão de que até mesmo Ciro compreende isso.

E falo isso sendo um defensor de alianças programáticas, da organização da frente democrática, e uma pessoa que considera Ciro um sujeito preparado, mesmo tendo divergências em alguns pontos, e que está certamente no campo progressista. Por isso, não me sentiria violentado, pelo menos até agora, em lhe dar o voto em uma eleição. Só que meu voto é de Lula e vou lutar até o fim para depositar esse voto na urna.

Márcio Tavares
Historiador, curador e Secretário Nacional de Cultura do PT

PT Cast