UAW: Repúdio à violência política no Brasil

“Temos orgulho de estar ao seu lado e ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que lutam por um país melhor, defendendo uma democracia forte, igualdade e justiça social para todos.”

Detroit, 26 de outubro, 2018

Fernando Haddad – PT
Candidato à Presidência do Brasil

Querido Companheiro Haddad,

Em nome dos mais de um milhão de membros ativos e aposentados do Sindicato Internacional UAW, escrevo para condenar a violência política que está acontecendo durante as eleições presidenciais no Brasil. É inaceitável que este clima de medo esteja se espalhando em meio a crescentes denúncias de violência contra jornalistas imparciais e também contra os não apoiadores do candidato de direita Bolsonaro – incluindo intimidação virtual, ataques físicos e até mesmo assassinato.

Ficamos indignados ao saber do ataque recente à Vice-Presidente da CNTM e Membro do Conselho Executivo do Sindicato Internacional IndustriALL, Monica Veloso. Apenas dois dias antes do primeiro turno das eleições ela teve a casa atacada por pessoas que discordam de suas posições políticas. Um tijolo foi jogado pela sua janela enquanto ela estava em casa com seu filho. Essas pessoas não demonstraram nenhum respeito pela sua família, pela sua fé, pelo seu trabalho ou por sua liberdade. Tais ações promovidas pelo ódio não tem lugar numa sociedade democrática, em que as opiniões divergentes devem ser respeitadas.

Nosso sindicato denuncia e repudia esses ataques contra a companheira Veloso e aos que defendem a democracia no Brasil, levaremos nossa indignação para autoridades nos Estados Unidos e também à Organizações Internacionais. Uma democracia estável significa também uma economia estável; nos preocupamos que uma desestabilização no Brasil possa ter um efeito cascata nas Américas, inclusive no setor automotivo.

O Brasil desempenha um papel importante no mundo. Temos orgulho de estar ao seu lado e ao lado dos trabalhadores e trabalhadoras do Brasil que lutam por um país melhor, defendendo uma democracia forte, igualdade e justiça social para todos.

Em Solidariedade,

Gary Jones
Sindicato Internacional UAW

October 26, 2018
Fernando Haddad – PT
Candidate for President of Brazil
Dear Brother Haddad,
On behalf of the more than one million active and retired members of the International Union,
UAW, I am writing to condemn the current political violence taking place during the presidential
elections in Brazil. It is unacceptable that this climate of fear is spreading amid mounting reports of violence against impartial journalists and non-supporters of the right-wing candidate
Bolsonaro – including online intimidation, physical attacks and even murder.
We are outraged to learn of the recent attack against IndustriAll Executive Committee member
and CNTM Vice President, Monica Veloso. Just two days before the first round of elections, her
home was attacked by people who disagree with her political views. A brick was thrown through
her window while she was inside with her young son. These people showed no respect for her
family, work, faith, or freedom. Such hateful actions are out of place in a democratic society
where differing views should be respected.
Our union denounces these attacks against Sister Veloso and others who support democracy in
Brazil and will raise our outrage with authorities in the U.S. and International Organizations. A
stable democracy means a stable economy; we are concerned that destabilization in Brazil could
have a ripple effect throughout the Americas, including within the automotive sector.
Brazil has an important role to play in the world. We are proud to stand with you and the workers
of Brazil who strive for a better country by advocating for strong democracy, equality, and social
justice for all.
In solidarity,
Gary Jones
President
International Union, UAW
UAW é um dos maiores Sindicatos do mundo
O United Auto Workers (UAW) foi fundado em 1935, com sede em Detroit (Michigan) é um dos maiores e mais diversificados Sindicatos da América do Norte, com mais de 1 milhão membros ativos e aposentados nos Estados Unidos, Canadá e Porto Rico. Possui mais de 600 Sindicatos Locais, com mais de 1.150 contratos coletivos nos três países em que atua. Além do setor automotivo (montadoras e auto-peças), agrícola e aeroespacial, a UAW representa trabalhadores de hospitais, ensino superior, organizações privadas sem fins lucrativos e jogos de azar.