Bohn Gass: RS prepara grande mobilização para receber Lula

Deputado explica que os comitês, junto aos diretórios e movimentos, estão se organizando para acompanhar Lula, lembrar seu legado e discutir situação crítica do estado

Reprodução

O deputado Elvino Bohn Gass com o ex-presidente Lula

O Partido dos Trabalhadores, os movimentos sociais e os comitês populares se organizam no Rio Grande do Sul para receber a quarta etapa do projeto Lula Pelo Brasil. Centenas de minicaravanas sairão do interior do estado para acompanhar as agendas do ex-presidente Lula na série de viagens que ele fará a partir do dia 19 de março pelos três estados do sul do país.

“Existe uma grande mobilização que está em curso em todo Rio Grande do Sul. Teremos caravanas saindo de diversas cidades e vamos repetir o feito de Porto Alegre, quando houve o julgamento do Lula, e milhares de pessoas ocuparam a capital. Nossa militância está engajada na luta pela democracia e contra a manutenção da injustiça que têm praticado contra nosso ex-presidente”, afirmou o deputado federal Elvino Bohn Gass.

O parlamentar afirma que está cuidando diretamente da mobilização e que sente, ao conversar com as pessoas, um desejo de estar na caravana não só para relembrar as melhorias e as conquistas dos governos Lula e Dilma, mas também para renovar a esperança de que esse Brasil volte a existir.

“Sinto que as pessoas querem relembrar o histórico de conquistas dos governos do Lula, e elas querem que isso retorne. Além disso, acho que a caravana também será crucial para darmos condições para reconstruirmos as bases com a sociedade, reconstruir o Brasil e levantarmos material para sustentar um programa de governo”, declarou o parlamentar.

Para Bohn Gass, a passagem pelo estado terá pontos altos, principalmente nas agendas que envolvem os temas educação, habitação e relações internacionais. Ele menciona o encontro na UNIPAMPA e destaca a chance que os governos do PT deram para que o povo tivesse acesso a um Ensino Superior de qualidade, através do programa de expansão implantado pelo ex-presidente e pelo então ministro da Educação Fernando Haddad.

“Vale lembrar que Lula também vai se encontrar com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica, lembrando como seu governo conseguiu mudar as relações não só do norte ao sul do país, mas em toda a América Latina”, ressalta.

Situação “caótica” do Rio Grande Sul

A caravana também será uma oportunidade de discutir a atual situação do estado, principalmente devido ao alinhamento do governador José Ivo Sartori (MDB) com o governo golpista e neoliberal de Michel Temer. De acordo com o deputado, essa afinidade de agendas ajudou a piorar a situação econômica e social dos gaúchos.

“O governo estadual está totalmente alinhado ao governo Temer, então acabou entrando em um regime de recuperação fiscal na qual nossas empresas estão sendo privatizadas, os salários congelados. Não tem socorro financeiro para nossos agricultores e existe um abandono também dos programas sociais e das políticas públicas”, declarou.

Lula pelo Brasil

A viagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva aos estados do Sul do país, em março, é a quarta etapa de um projeto que deve alcançar todas as regiões do país nos meses seguintes. No segundo semestre de 2017, Lula percorreu todos os estados do nordeste, o norte de Minas Gerais, o Espírito Santo e o Rio de Janeiro.

O projeto Lula Pelo Brasil é uma iniciativa do PT com o objetivo de perscrutar a realidade brasileira, no contexto das grandes transformações pelas quais o país passou nos governos do PT e o deliberado desmonte dos programas e políticas públicas de desenvolvimento e inclusão social, que vem sendo operado pelo governo golpista.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast