Boletim 125 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 23/06/2018 – 22h50

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Em artigo publicado neste sábado (23), no site Diário do Centro do Mundo, o ex-ministro da Justiça Eugênio Aragão chama de “chicana” a decisão do ministro Edson Fachin, do Supremo Tribunal Federal (STF), de cancelar o julgamento na 2ª turma do STF, marcado para a próxima terça-feira (26), da medida cautelar que poderia colocar em liberdade o ex-presidente Lula, mantido como preso político em Curitiba há mais de 70 dias. Aragão, que também foi sub-procurador-geral da República, menciona o curto intervalo entre o despacho do Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4) e a decisão de Fachin e questiona a suprema corte brasileira: “o STF se dobrará à chicana ou colocará ordem no processo para devolver a respeitabilidade à tão abalada justiça brasileira?” Leia aqui a íntegra do artigo.

2. Em entrevista à TV portuguesa RTP, o ministro Marco Aurélio Mello, do STF, afirmou que a prisão de Lula é ilegal porque viola a Constituição Federal. “Ninguém devolve ao cidadão a liberdade perdida”, disse Mello, fazendo menção à possibilidade de absolvição de Lula, já que a condenação dele ainda é provisória e precisa ser analisada pelo Supremo. “Eu não concebo, tendo em conta minha formação jurídica, tendo em conta a minha experiência judicante, eu não concebo essa espécie de execução”, afirmou Mello. Confira a aqui entrevista, exibida nesta sexta-feira (22).

3. Em sua participação no programa “Conversando com Correa”, do canal Russian Today, o ex-jogador de futebol Roberto Carlos disse que a situação atual do Brasil é “desastrosa” e elogiou a gestão do ex-presidente Lula. “Se existia uma classe média, uma rica e uma pobre, com Lula conseguimos acabar com a pobreza. Mas agora temos ainda outros problemas como o aumento da gasolina, das passagens de avião, aumento da comida. Voltamos a ser um país de terceiro mundo, coisa que não éramos mais”, afirmou Roberto Carlos na entrevista conduzida pelo ex-presidente do Equador, Rafael Correa, e veiculada esta semana. Assista aqui ao trecho no qual o ex-atleta fala sobre o Brasil.

4. Durante ato político-cultural na Cidade Tiradentes, distrito da zona leste de São Paulo, na noite de sexta-feira (22), a sambista e deputada estadual Leci Brandão (PCdoB-SP) afirmou que a prisão de Lula faz parte de um “sequestro de direitos” do povo brasileiro. “Quero saber qual o crime que o Lula cometeu, porque até agora, ninguém provou nada”, questionou Leci no ato que também contou com os rappers GOG e Rincon Sapiência, entre outros artistas.

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast