Boletim 151 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 19/7/2018 – 20h30

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Em artigo publicado pelo jornal Folha de São Paulo nesta quinta-feira, o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva fez um balanço do País nos mais de 100 dias em que está detido como prisioneiro político e criticou a decisão da juíza Carolina Lebbos de impedi-lo de dar entrevistas ou gravar vídeos: “Os que não querem que eu fale, o que temem que eu diga? Parece que não bastou me prender. Querem me calar”. Lula fez também um desafio aos seus críticos: “Querem me derrotar? Façam isso de forma limpa, nas urnas”. Leia o artigo: https://pt.org.br/artigo-do-lula-na-folha-de-s-paulo-afaste-de-mim-este-cale-se/

2. Depois de visitar o ex-presidente, juntamente com Paulo Okamoto, que dirige o Instituto Lula, o ex-deputado e vice-presidente nacional do PT, Márcio Macedo, disse em entrevista coletiva que Lula está com “gás total” para disputar as eleições de outubro. “Está com muita energia, uma vontade de ser presidente muito grande e é candidatíssimo”, relatou. Macedo disse que Lula “está indignado com a injustiça que está sofrendo, com sua prisão injusta, ilegal e irregular” e está muito triste com o que o governo atual vem fazendo contra o povo brasileiro, com supressão de direitos sociais e trabalhistas, além de desmontar o patrimônio do País.

3. Paulo Okamoto, ao falar aos militantes no terreno ocupado pela Vigília, disse que Lula agora está ouvindo melhor as saudações que os militantes dirigem a ele todos os dias e até consegue ver de sua cela o topo da tenda que abriga a coordenação da mobilização. Ele sugeriu que mensagens ao ex-presidente sejam colocadas no topo da tenda.

4. O “boa tarde” a Lula nesta quinta-feira foi puxado por Silvane dos Santos, diretora da APP-Sindicato, que congrega os professores da rede pública estadual no Paraná. Ela leu um poema escrito por William Ernest Henley para Nelson Mandela e o dedicou a Lula. “Não importa quão estreita a passagem / Quantas punições ainda sofrerei / Sou o senhor do meu destino / E o condutor da minha alma”, diz o último verso do poema.

5. À tarde foi realizada uma oficina de turbantes para as mulheres da Vigília #LulaLivre. Ana Carolina Dartara, militante do PT e coordenadora da oficina, disse que a atividade foi uma forma de reafirmar a resistência negra e homenagear tanto Nelson Mandela como e ex-presidente Lula, que em seus mandatos presidenciais fizeram governos voltados ao combate às desigualdades sociais e à busca da igualdade racial.

6. Arte, corpo e liberdade foram os temas de um bate-papo feito à tarde na Vigília, coordenado por Juliana Bonassa, do Coletivo de Cultura do Movimento dos Trabalhadores Sem Terra (MST). “A gente pensa a cultura não como consumo, mas como organização da vida, o que a gente come, o que a gente veste, como escolhemos nossas lutas. Estamos construindo cultura em busca da emancipação”, explicou a militante.

7. A ministra Rosa Weber, vice-presidenta do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), negou na quarta-feira (18) pedido do grupo de ativistas de extrema-direita Movimento Brasil Livre (MBL) para que seja declarada desde já a inelegibilidade de Lula e que ele seja impedido de registrar candidatura à presidência. Para o advogado do PT, Luiz Fernando Pereira, a ação do grupo é meramente midiática e foi proposta para “buscar likes nas redes sociais”.

8. No dia 15 de agosto uma grande marcha irá a Brasília para acompanhar a inscrição do nome de Lula como candidato a presidente da República, no Tribunal Superior Eleitoral. Milhares de pessoas de todo o Brasil vão participar do ato em defesa de um candidato que faça o Brasil voltar a ser forte e respeitado no mundo, com empregos, salários dignos e justiça social. Os panfletos para divulgar a marcha podem ser baixados por este link: https://pt.org.br/baixe-aqui-o-panfleto-para-o-registro-da-candidatura-de-lula

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast