Boletim 22 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 14/04/2018 – 21h

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. Em relação à tentativa de impor ao acampamento da Vigília Democrática uma multa diária de R$ 500 mil, a presidenta nacional do PT, senadora Gleisi Hoffmann, informou que o partido está tomando todas as medidas jurídicas cabíveis para reverter rapidamente essa decisão absurda e irregular da Justiça.

2. Vizinhos e moradores de Curitiba que estão aproveitando o sábado para visitar o acampamento #LulaLivre em Curitiba têm elogiado a limpeza dos espaços. Todos os dias cerca de 40 pessoas recolhem em média 130 sacos de 100 litros e realizam uma cuidadosa varrição a partir das 7 horas da manhã. Os acampados também ajudam os moradores das ruas ocupadas a retirarem o lixo de suas residências. Nessa quinta e sexta, com o aumento de pessoas circulando pelo acampamento, 40 pessoas da União Nacional da Luta por Moradia reforçaram o serviço. Além disso, caminhões realizam diariamente a limpeza dos banheiros públicos, que são desinfetados.

3. No ato político do dia em Curitiba, o ex-governador do Rio Grande do Sul e ex-prefeito de Porto Alegre, Olívio Dutra, repudiou mais uma vez o assassinato de Marielle Franco e afirmou que a mobilização popular em defesa de Lula representa, sobretudo, a resistência em defesa do Estado de direito e da Justiça. “Não há nenhuma prova contra o Lula e por isso ele é um preso político”, disse o Galo Missioneiro, que é amigo de Lula desde a luta sindical em meados dos anos 1970.

4. O jornal O Estado de São Paulo divulgou, neste sábado (14), dados da pesquisa do Instituto Ipsos que apontam a inequívoca percepção da sociedade brasileira quanto à perseguição contra Lula promovida pela operação Lava Jato. De acordo com o levantamento do Ipsos, 73% da população concorda com a afirmação de que “os poderosos querem tirar Lula da eleição”. Além disso, 55% da sociedade, segundo a pesquisa da Ipsos, também corrobora a ideia de que “a Lava Jato faz perseguição política contra Lula”. A luta contra a injustiça e contra o aparelhamento do Estado por setores que controlam a Lava Jato é o que legitima o nosso acampamento em frente à Polícia Federal em Curitiba.

5. Lula é do Brasil! Numa das bases da polícia que estão nas esquinas do acampamento #LulaLivre em Curitiba, os policiais passaram parte da tarde conversando sobre o legado do ex-presidente. Um deles contava sobre como conseguiu sua residência graças ao Minha Casa, Minha Vida.

6. Em Fortaleza, na Praça da Justiça Federal, o acampamento #LulaLivre já reúne aproximadamente 1.500 companheiros e companheiras de diversos municípios do Ceará organizados nas frentes Brasil Popular e Povo Sem Medo.

7. O Samba da Resistência e os Partigianos animaram a tarde com canções de alegria e resistência. Os ritmos brasileiros e italianos se uniram, embalando e aquecendo o dia frio em Curitiba.

8. Psicanalistas também participaram do ato político deste sábado e ajudaram a desvendar o ódio que hoje divide a sociedade brasileira.

Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
#Boletim 22 – 14/04/2018 – 21h