Boletim 297 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia

Direto de Curitiba – 13/12/2018 – 251° dia de resistência – 20h40

Arte Agência PT

Boletim - Direto de Curitiba!

1. A operação Lava Jato se especializou em cometer abusos contra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, utilizando argumentos que não seriam aceitos em nenhum outro caso e em nenhum país democrático. É assim que condenaram Lula sem provas no caso do tríplex e a estratégia se repete com o sítio de Atibaia, processo em que boatos transformaram-se em acusação de crime. O imóvel foco da ação é comprovadamente de propriedade da família Bittar, que há anos tem amizade com a família do ex-presidente. Entenda em 6 pontos como o “caso do sítio” é a prova da prática de lawfare: https://pt.org.br/6-pontos-que-desmascaram-a-farsa-do-processo-do-sitio-contra-lula/

2. O ex-presidente Lula recebeu, nesta quinta-feira, as visitas de Luiz Henrique da Silva, presidente do Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis, e de Raduan Nassar, escritor vencedor do Prêmio Camões de Literatura. Eles foram acompanhados por Fernando Haddad e, depois da visita, participaram de uma celebração de Natal na Vigília Lula Livre. https://pt.org.br/lula-recebe-visita-de-raduan-nassar-e-lider-de-catadores-de-reciclaveis/

3. Lula enviou uma carta de Natal, nesta quinta-feira (13), ao Movimento Nacional dos Catadores de Materiais Recicláveis. Lula fez questão de agradecer os profissionais pelo trabalho e relembrou dos momentos juntos antes, durante e após os seus governos. https://pt.org.br/leia-a-carta-de-lula-aos-catadores-de-materiais-reciclaveis/

4. Rosane Santos, integrante do Movimento Nacional dos Catadores de Recicláveis (MNCR), coordenou hoje o ato de boa tarde ao ex-presidente Lula. Da atividade na Vigília Lula Livre, participaram mais de 100 catadores de São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. Eles vieram a Curitiba para acompanhar a visita do presidente do MNCR, Luiz Henrique Silva, ao ex-presidente Lula. Antes da saudação a Lula, os militantes cantaram Parabéns para três aniversariantes do dia: Luzia Morais, de Salvador; Teresa Oliveira, de São Paulo; e Eliane Schimidt, de Florianópolis.

5. O sociólogo francês Eric Fassin, professor da Universidade Paris VIII e apoiador do Comitê Lula Livre na França, esteve nesta quinta-feira (13) com o líder do PT na Câmara, deputado Paulo Pimenta (PT-RS), e o deputado Wadih Damous (PT-RJ), um dos advogados de Lula. A conversa tratou da conjuntura política no Brasil, na França e no mundo em geral, com destaque para a onda de extrema-direita que tem avançado eleitoralmente em vários países.

6. No meio da tarde os militantes assistiram ao filme Catadores de Histórias, da cineasta Tânia Quaresma. O documentário, premiado no Festival de Brasília, mostra o trabalho de trabalhadores que ganham a vida no maior lixão da América Latina, na capital federal.

Boletim 297 – Comitê Popular em Defesa de Lula e da Democracia
Direto de Curitiba – 13/12/2018 – 251° dia de resistência – 20h40