Com Temer, Brasil cai 17 posições em lista dos menos corruptos

Representante da ONG responsável por ranking afirma que “o próprio presidente tem acusações gravíssimas e só se mantém no poder por um grande acordo”

Marcos Corrêa/PR

Golpista Michel Temer

Com o governo golpista de Temer, o Brasil foi parar na 96ª posição no ranking mundial de percepção da corrupção em 2017, elaborado pela ONG Transparência Internacional, com um total de 180 países.

Quanto melhor a posição no ranking e maior a pontuação, menor a corrupção no país. Em 2016 o Brasil ocupava o 79º lugar, com 40 pontos, e passou para 37 pontos. O Brasil caiu 17 posições em relação ao ano anterior, alcançando a pior dos últimos cinco anos.

A piora no ranking, segundo a Transparência Internacional, se deve à percepção de que os fatores estruturais da corrupção nacional “seguem inabalados” e que o país não foi capaz de atacar o problema.

Segundo Bruno Brandão, representante da Transparência Internacional no Brasil, a relação do Governo de Michel Temer com a corrupção é o que mais influenciou nesse resultado negativo.

“Além desse Governo não propor políticas de combate à corrupção, há um envolvimento muito grande do seus membros com ela. Os ministérios são compostos com vários nomes investigados e acusados por crimes de corrupção. O próprio presidente tem acusações gravíssimas e só se mantém no poder por um grande acordo com o Congresso”, afirma o representante da entidade ao “El País Brasil”.

Ainda segundo Brandão, “não houve em 2017 qualquer esboço de resposta sistêmica ao problema, ao contrário, a velha política que se aferra ao poder sabota qualquer intento neste sentido”.

“Se as forças que querem estancar a sangria se mostram bastante unidas, a população se divide na polarização cada vez mais extremada do debate público, o que acaba anulando a pressão social e agravando ainda mais a situação”, acrescentou.

O Brasil ficou atrás de nações como Arábia Saudita, Burkina Faso, Sri Lanka, Ruanda e Timor-Leste, e está empatado com Colômbia, Indonésia, Panamá, Peru, Tailândia e Zâmbia.

Desde quando se iniciouo movimento golpista, o índice de percepção da corrupção (IPC) vem piorando no Brasil, que também deteriorou sua posição relativa a outras nações em desenvolvimento, como, por exemplo, os Brics. Dentro do grupo, o país está à frente apenas da Rússia, que alcançou 29 pontos.

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast