Brasil de Fato publica jornal especial sobre julgamento de Lula

Produzida em parceria com a Frente Brasil Popular, edição questiona arbitrariedades da Operação Lava Jato

Ricardo Stuckert

Os questionamentos em relação a legalidade da Operação Lava Jato e a condenação, em primeira instância, do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, bem como as arbitrariedades da sentença do juiz Sérgio Moro são os temas centrais do tabloide especial do Brasil de Fato neste mês de janeiro.

O jornal tem objetivo de trazer a contrapartida da narrativa do debate político diante do julgamento em segunda instância do ex-presidente, que acontecerá no Tribunal Regional Federal da 4ª Região (TRF-4), em Porto Alegre (RS), no dia 24 de janeiro. A edição foi produzida em parceria com a Frente Brasil Popular (FBP) e a Frente Brasil de Juristas pela Democracia.

De acordo com o editorial da edição, o processo contra o ex-presidente assemelha-se a uma cruzada, com o objetivo de tornar Lula inelegível. “Depois de anos de investigações, [Moro] não conseguiu apresentar uma única prova da culpabilidade do réu. Ainda mais, desconsiderou, sistematicamente, todas as provas que atestam a inocência de Lula”, destaca o texto.

O jornal também traz uma entrevista com o senador Roberto Requião (MDB-PR), na qual ele ataca o que chama de “desvios da Lava Jato” e defende a candidatura de Lula como a única possível para estancar o “progresso entreguista” que o país vive.

O tabloide traz também reportagens que expõem as incongruências do poder judiciário no país, como a alarmante questão salarial de magistrados — boa parte da categoria recebe acima do teto estabelecido na Constituição, de R$33.764,00. Outra matéria do jornal discute os impactos econômicos da Lava Jato: 4 milhões de trabalhadores estão desempregados por consequência da operação.

Outra pauta contemplada pelo jornal é a influência do Grupo Globo nas decisões da Lava Jato. De acordo com uma pesquisa da Universidade Federal do Rio de Janeiro (URFJ), foram mais de 12 horas de notícias negativas sobre Lula veiculadas no Jornal Nacional entre dezembro de 2015 e agosto de 2016.

A publicação começará a ser distribuída nesta semana em diversos estados brasileiros. E está disponível no Dropbox do Brasil de Fato. 

Por Brasil de Fato

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast