Brasil está de braços abertos para receber refugiados, declara Dilma

Presidenta defende fim da xenofobia e afirma que país está pronto para receber os refugiados que quiserem “vir trabalhar e viver em paz”

A presidenta Dilma Rousseff afirmou, no sábado (26) em Nova York, que o Brasil está disposto a receber refugiados que queiram trabalhar e viver em paz.

“Estamos de braços abertos para receber. Mesmo enfrentando as nossas dificuldades, não significa que em nosso país não caibam sempre mais pessoas”, declarou, após reunião com os chefes de Estado do G4, formado pelo Brasil, Alemanha, Índia e Japão.

“O Brasil é um país de refugiados”, disse, ao lembrar que seu pai também veio para o país nesta condição, durante a Segunda Guerra Mundial.

“Para todos os refugiados que quiserem vir trabalhar, viver em paz, ajudar a construir o país, criar seus filhos, desenvolver e viver com dignidade, nós estamos de braços abertos”.

A presidenta defendeu mudanças na maneira como os países lidam com os deslocados. “É importante ter uma política que não seja xenófoba, que não seja preconceituosa, que não leve às cenas como nós vivemos, a cena do menino morto na praia.”

De acordo com o Comitê Nacional para os Refugiados (Conare), do Ministério da Justiça, o Brasil recebeu 2.077 sírios refugiados de 2011 até agosto deste ano. O número é maior do que o dos Estados Unidos e de países do sul da Europa.

Por Cristina Sena, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast