“Brasil perde credibilidade ao não cumprir determinação da ONU”

Ex-diretor da Unesco, Pierre Sané defendeu que o país respeite a recomendação do Comitê de Direitos Humanos em relação a Lula e mostrou preocupação

Reprodução

Pierre Sané no Seminário Internacional

“As recomendações da ONU não são regras internacionais, fazem parte das leis internas do país. Ao não respeitá-las, o país perde sua credibilidade internacional”. A afirmação é do ex-diretor da Unesco é ex-chefe da Anistia Internacional Pierre Sané, um dos convidados do seminário internacional “Ameaças à democracia é a Ordem Multipolar”, que acontece nesta sexta-feira (14) em São Paulo.

Segundo ele, o Brasil erra ao ignorar a participação no tratado e negar o caráter vinculante dessa recomendação, é arrisca ter a imagem arranhada por anos. Ele comparou o legado de Lula para a democracia nos países em desenvolvimento com o de Nelson Mandela. “O modelo de governo para os humildes têm duas referências: Nelson Mandela e Lula”

Sané afirmou ainda que a interferência do poder judiciário nas eleições brasileiras têm impacto direto na democracia ainda jovem de muitos países africanos. “Meu país [Senegal], importou duas coisas do Brasil: uma boa, o Bolsa Família para combater a pobreza e uma ruim: a judicialização da política.”

“O que ocorre no Brasil hoje é um alerta para nós na África porque, se isso funcionar aqui, muitos países africanos vão usar o poder judiciário para manipular as escolhas eleitorais”, completou.

Da redação da Agência PT de notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast