Brasil que o Povo Quer: é hora de ouvir os estados, diz Pochmann

Plataforma visa construir um programa de governo com base nas demandas, sugestões e opinião do povo brasileiro. Reuniões estaduais começaram em setembro

Paulo Pinto/Agência PT

Lula e Gleisi Hoffmann participam do lançamento da plataforma

A Fundação Perseu Abramo, o PT Nacional e os diretórios regionais dão início nesta semana à divulgação nacional da plataforma Brasil Que O Povo Quer. Serão realizados debates e lançamentos do site em todos os estados brasileiros com o objetivo de ampliar a participar popular na elaboração do programa de governo de 2018.

O giro pelos estados teve início na segunda-feira (25) em Vitória, quando foi lançada a plataforma em um ato realizado na Assembleia Legislativa do Espírito Santo, organizado pela FPA e pelo PT capixaba. Em Goiânia (28) e em Santarém (29), em um encontro que reuniu representantes de nove estados da Amazônia.

Em outubro a programação envolve encontros em seis estados:

“Demos início à descentralização da plataforma. É um movimento de abertura para ouvirmos as propostas e elaborarmos os diagnósticos a partir dos estados. Será feita uma divulgação nacional, em um movimento junto aos diretórios estaduais do PT para amplificarmos esse processo novo de escuta”, explicou Ponchmann.

Além do formato digital, onde as pessoas podem contribuir com dados, sugestões sobre os temas via internet, o Brasil Que O Povo Quer também vai levantar as propostas das pessoas via debates realizados pela internet e também presenciais, nas cidades com intelectuais, representantes de movimentos sociais, militantes e simpatizantes do PT e lideranças locais.

As três frentes estão interligadas com um objetivo final e único de construir um novo projeto para o Brasil, que será apresentado pelo PT à sociedade ao final do processo, em 2018.

Ainda de acordo com ele, os debates regionais envolvendo os sete eixos temáticos serão feitos durante o mês de setembro. “Vamos promover uma mobilização em torno da publicidade dessa plataforma”, explicou Ponchmann.

Brasil que o Povo Quer

A plataforma, lançada na quinta-feira (21), pelo Instituto Lula, PT Nacional e Fundação Perseu Abramo, tem como objetivo ouvir as pessoas, de maneira transparente e inclusiva, para a formulação do programa de governo de 2018. A ideia é elaborar um novo projeto pensando o Brasil pós-golpe, as retiradas dos direitos e as novas demandas da população brasileira.

“Fazer um chamamento à sociedade para que ela diga o Brasil que ela quer é a primeira demonstração de que o PT evoluiu e a esquerda evoluiu para compreender que o país não é nosso. Nós que somos do país”, explicou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva durante o lançamento.

Ao final a escuta popular, será entregue um relatório final ao Diretório Nacional do PT com as demandas e propostas levantadas ao longo dos próximos meses. Para contribuir, basta acessar a página “O Brasil que o povo quer”.

Os debates temáticos serão realizados nos próximos meses de acordo com o seguinte cronograma:

Setembro 

Eixo Fome e Miséria

Outubro e Novembro

Eixo Qualidade de Vida

Eixo Participação e Democracia

Eixo Recursos naturais e tecnológicos gerando riqueza

Eixo Relações Internacionais

Eixo Infraestrutura

Eixo É possível construir um país mais justo?

Dezembro e Janeiro    

Conversas escolhidas pela população

Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast