Brasil sobe 23 posições em ranking de competitividade do turismo

De acordo com levantamento do Fórum Econômico Mundial, País saltou da 51ª para 28ª colocação. Brasil aparece na primeira posição da América Latina

Photo:Natacha Pisarenko

O Brasil saltou da 51ª para 28ª colocação no ranking das economias mais competitivas do turismo, segundo estudo elaborado pelo pelo Fórum Econômico Mundial. O levantamento analisa 14 dimensões do turismo e compara 140 países.

Na pesquisa, o Brasil aparece na primeira posição da América Latina e dois lugares à frente do México na lista global. “A melhoria da posição do Brasil no ranking é ainda mais significativa se considerarmos que a metodologia de avaliação ficou mais rigorosa este ano”, avaliou o ministro do Turismo, Henrique Alves.

O relatório aponta, entre os pontos fortes do turismo no Brasil, os recursos naturais. Neste querido, o País é o primeiro colocado no mundo. Além disso, o Brasil é o oitavo colocado no quesito recursos culturais, 15 posições acima do registrado no relatório anterior, publicado em 2013.

Entre os itens que o país evoluiu também estão infraestrutura aeroportuária (de 48º para 41º), número de estádios (de 63º para 3º), infraestrutura turística (60º para 51º) e competitividade de preços (126º para 81º). O país também se destacou devido às melhorias no ensino primário, item que saltou da 60º para a 18º colocação, com impacto positivo no mercado de trabalho.

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações do PT na Câmara

PT Cast