Brasília altera nome de ponte que homenageia general da ditadura

A Ponte Costa e Silva passará a se chamar Honestino Guimarães, em homenagem a estudante que lutou contra o regime militar

Trinta anos se passaram desde o fim de um dos capítulos mais sombrios da história do Brasil. Apesar das três décadas de democracia, o País ainda convive com resquícios da Ditadura Militar, como o batismo de ruas, pontes e equipamentos públicos com nomes dos generais-presidentes.

No Distrito Federal (DF), uma das homenagens aos ditadores será finalmente apagada. A Câmara Legislativa do DF (CLDF) aprovou, no dia 30 de junho, a mudança do nome da Ponte Costa e Silva para Ponte Honestino Guimarães.

De autoria do deputado distrital Ricardo Vale (PT), o PL 130/2015 foi aprovado com 14 votos favoráveis, 5 abstenções e 5 ausências.

A homenagem ao segundo presidente do regime militar e que instituiu o Ato Institucional nº5 (AI-5) será substituída pela homenagem a Honestino Guimarães, estudante da Universidade de Brasília (UnB) que lutou no movimento contra a ditadura e é um dos desaparecidos da época.

o-PONTES-facebook“É um simbolismo muito importante. Honestino foi preso e desapareceu em razão de sua luta contra o regime militar”, afirma Vale.

Segundo o deputado, além de fazer a homenagem a quem se tornou símbolo da luta contra o governo de exceção, o objetivo do Projeto de Lei é trazer o debate de volta à sociedade do que foi a ditadura militar instaurada no Brasil a partir de 1964.

“A troca do nome é importante principalmente neste momento político que o País vive em que setores da sociedade vão às ruas pedir a volta dos militares ao poder. Não podemos permitir essa volta e temos de manter viva a democracia. Honestino morreu por ela”, comenta.

O deputado petista ressalta ainda que o relatório final da Comissão da Verdade apontou que o Brasil deveria trabalhar na perspectiva de tirar todos os nomes de militares e de pessoas identificadas com a ditadura militar dos aparelhos públicos.

“O Distrito Federal está dando um pontapé importante nesse sentido. Caso ainda haja outros equipamentos públicos com nome de militares da Ditadura, vamos solicitar a troca”, garante Ricardo Vale. A mudança do nome ainda aguarda a sanção do governador Rodrigo Rollemberg (PSB).

A ponte Costa e Silva foi batizada assim por decreto em 1969. O trecho liga o bairro da Asa Sul, no centro de Brasília, ao Lago Sul, bairro nobre da capital. Com 400 metros de extensão, foi projetada pelo arquiteto Oscar Niemeyer e inaugurada em 1976, na época da Ditadura Militar.

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast