Brasília é referência em doação de leite materno

A cidade recebeu o prêmio de “Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano”, sendo a única do mundo autossuficiente na capitação e no fornecimento do alimento

Ana Paula participa do programa de doação de leite materno da Secretaria de Saúde do DF

Ana Paula participa do programa de doação de leite materno da Secretaria de Saúde do DF

Ana Paula participa do programa de doação de leite materno da Secretaria de Saúde do DF

Brasília é referência mundial em doação de leite. Os esforços das equipes de saúde locais levaram a cidade a ser reconhecida como a única do mundo autossuficiente na captação e fornecimento de leite humano. Na semana passada, durante lançamento da campanha nacional de doação de leite materno, a Capital recebeu o prêmio de “Capital Brasileira dos Bancos de Leite Humano”, do Ministério da Saúde.

Essa cultura remete à criação de Brasília. O primeiro Banco de Leite do País foi criado ainda nos anos 1970. Esse pioneirismo levou a região à excelência dos resultados. Atualmente, são doados, em média, 1.450 litros de leite por mês, que servem 150 bebês diariamente.

Ao contrário do que aconteceu no restante do Brasil, o DF registrou um aumento no número de litros doados. De janeiro a abril desse ano, foram 5.712 litros de leite humano coletados. No mesmo período do ano passado, 5.113 litros. A expectativa é que esse montante aumente em 20% até 2015.

Com o auxílio dos bancos de leite, os bebês recebem, segundo suas necessidades, alimentação até conseguirem fazer a transição para o peito da mãe. “O banco de leite humano é mais que um simples banco de doações é uma casa de apoio à amamentação”, disse a coordenadora do programa da Secretaria de Saúde do DF, Miriam Santos.

Todos os hospitais maternidade do DF, e três hospitais particulares, possuem bancos. Há 23 anos toda coleta familiar é realizada graças a uma parceria com o Corpo de Bombeiros, que busca o material na casa das doadoras.

Campanha 2014 – A Secretaria de Saúde do DF está promovendo um encontro entre as doadoras e as mães receptoras do leite materno. O objetivo é comemorar, conscientizar e divulgar as doações, para manter o abastecimento contínuo dos bancos de leite.

Durante o evento, é apresentado um vídeo que mostra desde a captação, pasteurização, até a entrega das doações. “A ideia dessa campanha é trazer a mulher para o centro da cena. Quem doa e quem recebe, são as principais atrizes desse tão belo e sensível espetáculo”, afirmou Miriam.

“Foi muito lindo ver todo o processo. Saber que o pouco que a gente doa passa até chegar as outras crianças”, disse Ana Paula Esteves. Ela doa em média três vidros de leite por semana. Aos 15 dias de vida, Arthur, ainda prematuro, precisou receber doações de leite materno. Hoje, ele divide o que sobra de sua mãe com outras crianças.

Juliana Lins é a campeã em doações: "digo com orgulho que hoje tenho 81 filhos"

Juliana Lins é a campeã em doações: “digo com orgulho que hoje tenho 81 filhos”

Juliana Lins Solorzano é a campeã de doação de leite do DF. Ela entrega toda semana mais de dois litros de leite, há quase dois meses, desde quando a Marina nasceu. “É muito emocionante saber que esse leite que sobrava e eu não sabia o que fazer. Hoje, pode salvar vidas”, disse.

“Digo com orgulho que hoje tenho 81 filhos”, brincou a super mamãe.

Segundo a secretaria do DF, cada litro de leite doado chega a alimentar até 10 recém-nascidos.

O leite materno é o alimento mais completo para o bebê. Contém nutrientes fundamentais para desenvolvimento do recém-nascido, além de substâncias fundamentais para a defesa de seu organismo.

No DF, as mães que estiverem com excesso de leite e quiserem doar, podem ir aos Bancos de Leite Humano ou ligar para o Disque-Saúde, telefone 160, opção 4.

Uma equipe do Corpo de Bombeiros irá recolher o leite na residência. Os bancos de leite também dão orientações a domicílio.

 

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias

PT Cast