BRICS reforçam importância dos investimentos e das reformas

Líderes do bloco ressaltaram que reformas econômicas são essenciais para estimular crescimento

Em encontro informal realizado na Austrália, hoje (15), por ocasião da Cúpula do G20, os chefes de Estado e de governo dos países que integram o BRICS – Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul – afirmaram que investimentos e reformas econômicas são cruciais para aumentar a demanda e alavancar o crescimento de longo prazo.
Em nota divulgada à imprensa, os líderes fizeram balanço da economia mundial e avaliaram que ainda está “por se materializar” uma recuperação forte da crise financeira internacional. Eles destacaram ainda o papel dos países em desenvolvimento.
“Economias emergentes de mercado têm contribuído para a atividade econômica global ao manterem taxas de crescimento elevadas, a despeito de circunstâncias adversas e dos impactos das políticas das principais economias avançadas, sobretudo as monetárias”, diz o texto.
Os líderes do BRICS reconhecem os esforços do G20, mas ressaltam que é preciso fazer muito mais “para sustentar a demanda global no curto prazo especialmente por parte das economias avançadas, e para promover um incremento do investimento e do potencial de crescimento de longo prazo”.
A presidenta Dilma Rousseff conduziu a reunião, na condição de presidente pro tempore do grupo, e destacou a importância das medidas adotadas pelo BRICS no último encontro do bloco, realizado no Brasil.
“Em meio às dificuldades da conjuntura internacional, foi fundamental que tivéssemos aprovado a criação de dois importantes instrumentos – o Banco de Desenvolvimento do BRICS e o Acordo Contingente de Reservas -, para potencializar nossa atuação econômica e financeira”, disse a presidenta.
Os líderes também reafirmaram o compromisso com o fortalecimento da cooperação plena intra-BRICS, “com base em espírito de abertura e inclusão, em particular nos domínios econômico e financeiro”.
Da Redação da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast