Buenos Aires inaugura comitê de apoio a Lula e à democracia

O ato terá a presença do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara

Presidência da Argentina

Cristina Kirchner com Lula

A capital argentina sedia, nesta quinta-feira (15), a inauguração do primeiro comitê internacional de solidariedade e apoio ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva, perseguido por setores do Judiciário numa conspiração para impedir a sua candidatura à presidência da República em outubro.

O ato terá a presença do deputado Paulo Pimenta (PT-RS), líder do PT na Câmara.

O evento em Buenos Aires é promovido pela Central de Trabalhadores da Argentina (CTA), que sediará a atividade, a partir das 18h (na rua Piedras, 1065, San Telmo), e conta com o apoio de diversos parlamentares, personalidades e organizações de esquerda, sobretudo do campo político que dá sustentação à ex-presidenta Cristina Fernández de Kirchner, atualmente exercendo o mandato de senadora.

A ideia nasceu no dia 24 de janeiro, quando uma comitiva argentina participou das manifestações de apoio a Lula durante o seu julgamento em Porto Alegre. Na ocasião, o ex-presidente brasileiro recebeu os argentinos e agradeceu o gesto de solidariedade.

Antes da inauguração do Comitê em Defesa de Lula e da Democracia, o líder Paulo Pimenta terá um encontro com o deputado Agustín Rossi, principal líder da oposição na Câmara dos Deputados contra o governo neoliberal de Maurício Macri. A reunião está marcada para as 16h, no gabinete do bloco Frente para Vitória.

“Apesar de algumas diferenças pontuais, a Argentina vive um cenário político bastante parecido ao do Brasil, com um governo neoliberal destruindo conquistas históricas dos trabalhadores e vendendo o patrimônio da nação. Por isso o nosso diálogo e o trabalho em conjunto com o campo progressista argentino é fundamental”, diz o líder petista.

Do PT na Câmara

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast