Câmara paulistana instala CPI da Sabesp

A capital paulista e várias outras cidades do estado vivem uma crise de abastecimento de água

A Câmara Municipal de São Paulo instalou nesta quarta-feira (20) comissão parlamentar de inquérito (CPI) para investigar contratos firmados entre a prefeitura de São Paulo e a Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp). Sem acordo entre os vereadores, a escolha do vice-presidente e do relator da CPI ficou para a próxima quarta-feira (27), às 10h.

Segundo os vereadores, o objetivo é investigar por que está faltando água em vários pontos da capital paulista. A Sabesp é responsável pelo fornecimento de água, coleta e tratamento de esgotos de 364 municípios do estado de São Paulo, atendendo, segundo a própria empresa, cerca de 27,7 milhões de pessoas com água e 24,7 milhões de pessoas com coleta de esgotos. Desde o começo do ano, a capital paulista e várias outras cidades do estado vivem uma crise de abastecimento de água.

Criada no dia 6 deste mês, a CPI da Sabesp é composta por nove vereadores: Laércio Benko, candidato do PHS ao governo de São Paulo, que presidirá os trabalhos, Paulo Batista dos Reis, do PT, José Police Neto, do PSD, Milton Leite, do DEM, Roberto Trípoli, do PV, Paulo Frange, do PTB, Nelo Rodolfo,  do PMDB, Ari Friedenbach, do PROS, e Mário Covas Neto, do PSDB.

“Em tese, o PT, por ser a maior bancada, deveria ficar com a relatoria, mas é preciso haver acordo”, explicou o vereador petista Reis. De acordo com Reis, os nomes do relator e do vice-presidente da CPI precisam, além da indicação, ser aprovados em votação por pelo menos cinco vereadores.

 

Da Redação da Agência PT de Notícias, com informações da Agência Brasil

PT Cast