Camilo Santana

Camilo Santana, ex-governador do Ceará e senador eleito com quase 70% dos votos dos eleitores cearenses, assumiu o Ministério da Educação no terceiro mandado do presidente Lula, iniciado em 1º de janeiro de 2023.

Camilo Santana nasceu em Crato, na região do Cariri e se formou em agronomia na Universidade Federal do Ceará. Tem mestrado em Desenvolvimento e Meio Ambiente pela mesma instituição.

Iniciou a luta política no movimento estudantil, ocupando os cargos de presidente do Centro Acadêmico de Agronomia e de diretor do Diretório Central dos Estudantes (DCE). Servidor público federal concursado, Camilo ocupou de 2003 a 2004 o cargo de superintendente do Ibama no Ceará.

Em 2006 assumiu a Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado. Foi eleito deputado estadual em 2010, tendo sido o mais votado. Em 2012, se tornou secretário das Cidades do governo Cid Gomes.

Nas eleições de 2014 foi escolhido pelo PT para disputar o governo do Ceará e foi eleito com 53,35% dos votos. Em 2018, diante da grande aprovação popular de sua gestão, que promoveu a inclusão social e a redução da desigualdade social no estado, ele foi reeleito no primeiro turno com quase 80% dos votos.

Durante os oito anos de governo petista no Ceará, a educação pública, que há décadas já se destaca como uma das melhores do país, continuou sendo uma prioridade através da implementação de novos programas e ações, como a universalização do tempo integral no ensino fundamental em todas as escolas públicas dos 184 municípios cearenses.

Camilo Santana foi eleito senador pelo PT do Ceará nas eleições de 2022. Convidado pelo presidente Lula para assumir o cargo de ministro da Educação, ele está licenciado do mandato no Senado.