Campanha de Campos recebeu R$ 1,1 mi do Santander

Doações ao PSB aconteceram dias antes do comunicado aos clientes mais ricos com críticas à presidenta Dilma

A Direção Nacional do PSB recebeu do banco Santander a quantia de R$ 1,1 milhão para custear as campanhas eleitorais do partido, entre elas, a do candidato à Presidência da República, Eduardo Campos. As doações foram realizadas poucos dias antes da instituição enviar mensagem a seus correntistas mais ricos em que relacionou a vitória da candidata do PT, a presidenta Dilma Rousseff, a desestabilização da economia.

A instituição realizou, ao todo, três doações. A primeira, no dia 15 de julho, no valor de R$ 500 mil. As duas seguintes ocorreram no dia 17 de julho, de R$ 250 mil e R$ 350 mil, respectivamente. O montante repassado pela direção do partido a Campos não pode ser identificado.

A campanha do deputado Romário, candidato do Rio de Janeiro ao Senado pelo PSB, também foi agraciada com uma doação do Santander no valor de R$ 250 mil. Assim como o candidato ao governo de Minas Gerais, também pelo PSB, recebeu um cheque do Santander Brasil no valor de R$ 250 mil. O banco enviou ainda R$ 350 mil para o PSB mineiro.

A doações foram divulgadas no site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e podem ser acessadas pelo Sistema de Divulgação da Prestação de Contas.

Segundo a legislação eleitoral, todo candidato ou partido deve enviar ao TSE três prestações de contas, duas parciais e uma final, até novembro de 2014. Quem não o fizer, terá as contas rejeitadas, não poderá ser diplomado e fica impedido de concorrer nas próximas eleições.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias