Campanha de vacinação contra a gripe termina nesta sexta

São Paulo, Bahia e Roraima continuarão distribuindo a dose para atingir a meta dos que devem ser vacinados

Foto Manu Dias/AGECOM

Termina nesta sexta-feira (5), na maioria dos estados brasileiros, a campanha de vacinação contra a gripe. Por conta da baixa adesão, a campanha, inicialmente marcada para ser finalizada no dia 22 de maio, foi prorrogada, em alguns estados, até esta sexta.

A meta do governo é vacinar 80% do público-alvo. O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado no dia 3 de junho, mostra que 68,5% deste público havia sido vacinado. Por isso, alguns estados prorrogarão o prazo para o fim da campanha novamente.

Apenas o grupo das mulheres puérperas, com até 45 dias após o parto, havia alcançado a meta e atingiu 88% de vacinadas.

Os estados de São Paulo e Bahia continuarão vacinando a população até o dia 12 de junho para atingirem a meta estipulada pelo governo. O estado de Roraima permanecerá com a campanha até o dia 19 deste mês. O Rio Grande do Sul não atingiu o índice, mas ainda não decidiu se prorrogará o prazo de término.

Estão entre os que devem receber a dose da vacina contra a gripe crianças com mais de 6 meses e menores de 5 anos, idosos, trabalhadores da saúde, povos indígenas, gestantes, puérperas, presos e funcionários do sistema prisional.

Também serão vacinadas pessoas com doenças crônicas não transmissíveis ou em condições clínicas especiais.

A vacina não é indicada para as pessoas que tiveram reação anafilática em doses anteriores ou as que tenham alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados.

Por Danielle Cambraia, da Agência PT de Notícias

PT Cast