Brasil adere ao Maio Amarelo, pela redução de acidentes de trânsito

Mobilização internacional busca o engajamento de pedestres e motoristas em ações para a redução dos acidentes de trânsito. Brasil está entre os cinco países com maior número de mortes nas estradas

O mês de maio será marcado pela mobilização em favor da redução de acidentes de trânsito em todo o mundo. No Brasil, não vai ser diferente. O  governo brasileiro adotou o “Maio Amarelo – Atenção pela Vida” em seu calendário.

Entre as ações previstas estão blitze educativas, distribuição de bafômetros descartáveis e, a exemplo das campanhas Outubro Rosa, que trata da prevenção ao câncer de mama, e Novembro Azul (próstata), monumentos e prédios públicos receberão iluminação de cor amarela.

“Esperamos que haja um engajamento da população para chamar a atenção para o alto índice de mortes derivadas de acidentes de trânsito”, disse a coordenadora de Qualificação do Fator Humano no Trânsito do Denatran, Maria Cristina Hoffmann.

A campanha tem a adesão do  Ministério das Cidades e do Denatran e de parlamentares, por meio da Frente Parlamentar em Defesa do Trânsito Seguro.

“O Brasil tem o compromisso firmado com a ONU (Organização das Nações Unidas) de reduzir em 50% o número de mortes no trânsito até 2020”, explicou Hoffmann.

A intenção é convencer os motoristas e pedestres a adotar comportamento prudente e responsável no trânsito.

Neste sentido,  serão feitas palestras em escolas, universidades e  shoppings. Nas estradas do País, a conscientização acontecerá por meio de abordagens aos motoristas.

Mortes – A Organização Mundial da Saúde (OMS) contabilizou que cerca de 1,3 milhão de mortes em acidentes de trânsito em 178 países, somente em 2009.

Isso corresponde a uma média de três mil mortes por dia, tornando-se nona maior causa de óbitos no mundo.

O levantamento constatou ainda que cerca de 50 milhões de pessoas vivem com sequelas causadas por acidentes..

Atualmente, o trânsito é a principal causa de mortes de pessoas entre 15 e 29 anos. Ele também é a segundo para aqueles que têm entre cinco e 14 anos.

Pedestres e ciclistas somam 27 porcento das vítimas fatais no trânsito.

Infelizmente, o Brasil está entre os cinco países com mais mortes no trânsito.

Tudo isso custa cerca de US$ 518 bilhões por ano, cerca de 1% a 3%, do Produto Interno Bruto de cada país.

Por Flávia Umpierre, da Agência PT de Notícias.

PT Cast