Candidatura de Lula é irrevogável e irreversível, garante Gleisi

Na abertura do Seminário do Fórum PT Amazônia, presidenta do PT reforçou que tarefa do PT é defender Lula e construir um projeto com o povo brasileiro

PT-PA

Presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann participa da abertura do Seminário do Fórum PT Amazônia, em Santarém (PA)

A candidatura do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva à Presidência da República é irrevogável e irreversível, garante a presidenta do PT, senadora Gleisi Hoffmann (PT-PR). A declaração foi dada na abertura do Seminário do Fórum PT Amazônia, na noite desta quinta-feira (28), em Santarém (PA).

“Vai ser um escândalo internacional uma eleição sem Lula, a maior liderança do Brasil dos últimos tempos. E temos precedentes de pessoas condenadas em segunda instância e que foram liberadas para fazer campanha. Vamos lutar para garantir nosso candidato”, declarou.

Convidada para fazer uma avaliação de conjuntura no evento, Gleisi destacou o momento político pelo qual o Brasil passa, com a crise econômica e política, as ações do governo golpista de Michel Temer voltadas apenas “para o andar de cima”, o desmonte do Estado e a criminalização da esquerda encabeçadas pela Operação Lava Jato.

“Estamos em uma das fases mais perversas do capitalismo no pós-guerra, que é a fase do acumular, acumular, acumular. Vemos isso claramente no Brasil na forma como estamos sendo governados, porque na crise, o capital mostra sua face mais perversa”.

Sobre os retrocessos, a presidenta do PT destacou que há um verdadeiro desmonte do Estado brasileiro.

“Isso porque não temos uma elite no País com projeto de nação. E isso se reflete na realidade desse governo Temer, que governa para 20% da população, o resto é estatística. Fazem o governo para os ricos. Quase todas as medidas desse governo são para o andar de cima da sociedade”, afirmou.

Por isso, Gleisi defendeu que a primeira coisa a se fazer quando um novo governo eleito assumir a Presidência é revogar a Emenda 95, que é a do teto dos gastos, que congela os investimentos do Estado por 20 anos.

A senadora pelo Paraná ainda destacou que um ano e meio depois do golpe, já é possível notar que a reação da população brasileira está mudando diante de todos os retrocessos.

Senadora Gleisi Hoffmann durante o Seminário Forúm PT Amazônia

“E o povo olha para o PT e Lula firmes na luta. E as pesquisas mostram isso, com Lula sempre crescendo e eles caindo”.

Neste sentido, reforçou que as tarefas do PT no próximo período são a defesa de Lula e do legado do partido, além de se preparar para as eleições de 2018 “com um programa ousado para conquistar apoio do povo brasileiro”.

Mas lembrou que apenas eleger Lula não é suficiente para retomar o Brasil para o povo. “Precisamos eleger uma bancada de deputados federais fortes, que é bancada que vai poder ajudar Lula a governar o Brasil”.

Vai ser um escândalo internacional uma eleição sem Lula – Gleisi Hoffmann

A presidenta do PT ainda falou da decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) em afastar do mandato o senador Aécio Neves (PSDB-MG) e defendeu a nota publicada pelo partido nesta quinta-feira.

“Eu tenho vontade de moer Aécio. Ele subia todo dia na Tribuna do Senado com dedo em riste com discurso moralista, dizendo que o PT era quadrilha. E hoje o feitiço virou contra o feiticeiro. Queremos Aécio julgado, processado. Preso. Mas o Supremo não pode entrar no outro poder e fazer isso, é algo que fere a soberania. Temos que defender as instituições e a Constituição, e entender que Aécio está sendo boi de piranha. Porque eles estão mirando para prender Lula”, apontou.

Seminário do Fórum PT Amazônia

Até dia 30, o Seminário do Fórum PT Amazônia vai debater a região, o legado deixado na região pelas gestões petistas e os novos desafios frente aos retrocessos impostos pelo governo usurpador de Michel Temer.

Segundo a membro da Executiva Nacional do PT e secretária nacional de coordenação regional, Fátima Cleide, o Seminário também servirá para organizar a 4ª Conferência da Amazônia, que acontecerá no primeiro semestre de 2018.

“A pauta do Seminário é uma discussão inicial sobre o que nós propusemos na e para a Amazônia nos últimos 28 anos, e aqui entra o que nós construímos de propostas, o que foi executado nos nossos governos, que é o legado, e os desafios daqui para frente”, destacou Cleide.

Durante a abertura do evento, Gleisi garantiu que a realização da 4ª Conferência da Amazônia é essencial no processo de fortalecimento do PT.

Senador pelo PT do Pará, Paulo Rocha lembrou a luta da bancada petista em defesa da Amazônia e pela derrubada do decreto de Temer que extinguia da a Reserva Nacional do Cobre e Associados (Renca).

E reformou a importância do Seminário e da presença de Gleisi, “para reanimar o PT na região, para mostrar que o PT está forte e unido, pelo Brasil e pela Amazônia”.

Senador Paulo Rocha e membro da Executiva Nacional do PT e secretária nacional de coordenação regional, Fátima Cleide, no Seminário do Fórum PT Amazônia

A vice-presidenta nacional da CUT, Camen Helena, firmou ter orgulho de representar a região nacionalmente e lembrou que a Amazônia corresponde a mais de 60% do território nacional.

Mas também destacou as dificuldades de se fazer política na região.

“Aqui tem um povo guerreiro, que resiste porque não é fácil fazer militância na Amazônia. Muitas lideranças aqui foram forjadas na mira da bala. Nossa capacidade de resistência é muito grande”.

Para ela, uma pergunta se torna cada vez mais atual: “Qual o lugar da Amazônia do desenvolvimento nacional?”

“E mais: Qual o lugar da Amazônia no debate estratégico dentro do PT do projeto que nós queremos para o País?”, questionou.

E reformou que a Amazônia é a região do País que sofre o maior ataque do capital internacional neste momento, “porque aqui estão concentrados minérios que é a cobiça do capital no próximo período, muita água, muita terra. Portanto, a resistência aqui não será fácil”.

“Mas acredito que o que estamos fazendo aqui nos recoloca no debate significativo para os próximos passos”, finalizou.

Veja a programação completa do Seminário do Fórum PT Amazônia.

Assista a abertura do Seminário:

Assista ao vivo à abertura do Seminário do Fórum PT Amazônia, com a presença da presidenta do PT, Gleisi Hoffmann:

Publicado por Partido dos Trabalhadores em Quinta-feira, 28 de setembro de 2017

Por Luana Spinillo, da Agência PT de Notícias

Tópicos:

LEIA TAMBÉM:

Mais notícias

PT Cast